Por ser uma das frutas mais produzidas no Brasil, a tangerina é muito popular no Brasil. Barata e de fácil acesso, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e até proporciona uma boa noite de sono quando consumida antes de dormir, graças aos seus bioativos.
A tangerina é uma fruta cítrica rica em vitamina C, que é fundamental para o sistema imunológico, pois ela ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos e combate os radicais livres, diminuindo a intensidade e o estresse oxidativo.
As tangerinas também contêm antioxidantes como os flavonoides, que ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas e promovem a saúde imunológica.
O calmante natural
Além disso, o cheiro cítrico da tangerina pode ter um efeito calmante no sistema nervoso. Em estudos de aromaterapia, óleos essenciais de frutas cítricas, como a tangerina, foram associados à diminuição da ansiedade e ao alívio de sintomas de estresse.
Seu aroma contém limoneno, usado em óleos essenciais por atuar diretamente no sistema límbico, área do cérebro responsável pelas emoções.
A tangerina também contém vitamina B6 e magnésio, ambos responsáveis por ajudar a reduzir o estresse e promover o relaxamento.
Contudo, é importante ressaltar que para os benefícios da fruta fazerem efeito, ela ser combinada com uma dieta saudável e estilo de vida equilibrado.
Veja o valor nutricional de uma tangerina média (88 gramas):
- Calorias: 47
- Carboidratos: 12 g
- Fibra: 2 g
- Proteína: 0,7 g
- Gordura: 0
- Vitamina C: 26% do valor diário (VD)
- Vitamina A: 3% do VD
- Potássio: 3% do VD
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.