Aniversário do artista caruaruense, filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida é celebrado no domingo 13 de agosto. Onildo Almeida celebra 95 anos em Caruaru.
O cantor e compositor Onildo Almeida, de Caruaru, Agreste de Pernambuco, celebra no domingo (13), o aniversário de 95 anos. O músico é filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida e é conhecido nacionalmente pela música “A Feira de Caruaru”.
Onildo tem 3 filho, 5 netos e 7 bisnetos e ao longo de mais de nove décadas fez grandes parcerias de sucesso na música. Ele conta que diferente do que sempre dizem as outras pessoas, quando se pergunta sobre o que fez de bom ou errado ao longo dos anos, o artista fala que tudo que viveu serviu de aprendizado.
“Geralmente se você fizer essa pergunta a qualquer outra pessoa, as pessoas vão dizer que se soubessem que a vida era assim, faria tudo diferente. Eu digo ao contrário, não me arrependo de nada do que fiz. E o que fiz de errado e que não deu certo me serviu de experiência, disse o músico.
Foi na rádio em que trabalhava que Onildo Almeida conheceu e se tornou amigo de Luiz Gonzaga. O pernambucano de Exu foi um dos maiores divulgadores do trabalho do músico caruaruense. Gonzaga gravou “A Feira de Caruaru” em 1957. O LP teve 100 mil cópias vendidas em dois meses. A marca fez com que o Rei do Baião conquistasse o primeiro disco de ouro da carreira.
Para o professor e Historiador, José Urbano, o músico caruaruense se tornou ao longo da vida uma referência musical para novos artistas da região, um artista regional que levou Caruaru para o mundo.
“Ele é o nosso embaixador musical e cultural. O homem que criou o hino da feira pro Brasil e pra o mundo todo”, disse.
Acervo cultural que mostra a vida de Onildo Almeida é guardado em um “museu” na residência do artista.
Reprodução / TV Asa Branca
A casa onde Onildo mora em Caruaru possui um grande acervo que conta em detalhes a história do músico, compositor e esposo de Lenita Almeida. Ela conta que é casada com o músico há 10 anos e resolveu então reunir todos os arquivos, fotos, prêmios, dentro da própria casa onde moram para presentear e assim criar um pequeno museu em homenagem ao compositor.
“Eu sempre quis fazer isso. Sempre vi essa oportunidade. Dei então esse “minimuseu” de presente pra ele, disse Lenita.
Onildo Almeida e sua esposa Lenita Almeida na residência onde moram.
Reprodução / Tv Asa Branca
Sobre tudo que viveu e ainda pretende viver ao longo dos próximos anos, Onildo Almeida, é muito seguro e certo ao falar, “a vida pra mim foi e continua sendo um eterno aprendizado”.
Onildo Almeida completa 95 anos.
Reprodução / TV Asa Branca
Cantor e compositor Onildo Almeida completa 95 anos: ‘a vida pra mim foi e continua sendo um eterno aprendizado’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.