Uma década de história: relembre as principais notícias do g1 Caruaru e região nos 10 anos do portal


Reportagens fizeram os acontecimentos de 108 cidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul de Pernambuco ganharem o mundo por meio das plataformas digitais. g1 Caruaru e região completa 10 anos de história
Criado em 9 de agosto de 2013, o g1 Caruaru e região completa 10 anos de história nesta quarta-feira (9). Nessa primeira década de existência do portal, diversas notícias tiveram destaque para os 108 municípios da região. Mas, quebrando a fronteira por meio do digital, que cresceu e se expandiu junto com o g1 durante esse tempo, as notícias do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul de Pernambuco ganharam o mundo.
Nesse período, o g1 ganhou também espaço em outros veículos de comunicação. Na CBN Caruaru, todos os dias é possível ouvir os destaques do portal durante a programação. Na tela da TV Asa Branca, desde fevereiro de 2020 é possível conferir o g1 em 1 Minuto e, desde 2021, os repórteres do portal destacam ao vivo as principais notícias nos telejornais AB1 e AB2.
Nesses 10 anos de história, tiveram destaque no portal reportagens especiais, notícias policiais, a cultura regional, polêmicas com artistas famosos e casos que viralizaram nas redes sociais.
A redação do g1 Caruaru e região reuniu as matérias mais lidas nestes 10 anos. Confira o que foi destaques de 2013 a 2023:
2013 – Pernambucana doa mais de 300 litros de leite
Michele Rafaela obtém o excedente de 1,5 litros por dia
Ederval Trajano/ Acervo pessoal
Michele Rafaela Maximino, de Quipapá, no Agreste, tinha 31 anos em 1º de outubro de 2013 quando ganhou destaque no g1 Caruaru e região por doar mais de 300 litros de leite. Na reportagem, Michele contou que era mãe de três filhos, pesava 53kg, dizia ser saudável e obtinha o excedente de 1,5 litro de leite por dia.
Na época, Michele queria entrar no Guinness World Records e afirmava produzir 335,2 litros, doados em sete meses para instituições do estado. Atualmente, o recorde é da norte-americana Elisabeth Anderson-Sierra, que bateu o recorde mundial de maior doação de leite materno depois de oferecer quase 1,6 mil litros.
2014 – Igreja submersa de Petrolândia
Vestígios do antigo nível das águas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrolândia antes da estiagem podem ser percebidos
Paula Cavalcante/ G1
Em novembro de 2014, o volume do Lago de Itaparica reduziu em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, e um dos pontos turísticos da cidade, a igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus, ficou visível.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que o volume útil da barragem chegou a aproximadamente 16%. No período chuvoso anterior, o armazenamento máximo do reservatório de Itaparica foi de 44,3%.
2015 – Assassino mata manicure por “dívida de gratidão”
Assassino de manicure tinha ‘dívida de gratidão’ com mandante, diz polícia
A manicure Maria Adriane Lima da Silva, de 28 anos, foi morta a tiros dentro do salão onde trabalhava, no Centro de Caruaru, no dia 26 de agosto de 2015. O suspeito de matar a vítima confessou que tinha uma “dívida de gratidão” com o mandante do crime.
Segundo informações de testemunhas à Polícia Militar, Adriane estava dentro de seu salão quando dois homens chegaram ao local em uma motocicleta. Um deles chamou a vítima pelo nome e, em seguida, atirou. O suspeito de cometer o crime foi preso em flagrante na cidade.
2016 – Safadão doa cachê do São João de Caruaru
Após polêmica, Safadão diz que vai doar dinheiro do cachê em Caruaru
Depois que a Justiça questionou o cachê de R$ 575 mil do cantor Wesley Safadão no São João de Caruaru em 2016, o artista decidiu doar o dinheiro para instituições de caridade do município. “Se o problema é dinheiro, pode espalhar aí que o meu cachê está voltando para Caruaru para ajudar a quem realmente precisa. Em Caruaru eu toco até de graça. O que eu não quero é ficar de fora desta festa”, afirmou.
Todas as instituições contempladas pela doação atuam na Capital do Forró. No total, foram cinco e cada uma delas recebeu o valor de R$ 92.943,10, já que do valor total da doação foram descontados impostos.
2017 – Ator Fábio Assunção é preso no Sertão
Ator Fábio Assunção é preso por desacato em festa de São João, no Sertão de PE
O ator Fábio Assunção foi detido na madrugada de 24 de junho de 2017 em uma festa de São João em Arcoverde, no Sertão. Segundo a Polícia Militar, o ator agrediu pessoas e desacatou policiais. Ele também teria quebrado um dos vidros da viatura em que foi levado.
A Polícia Civil informou que Fábio foi autuado por dano qualificado ao patrimônio público, desacato a autoridade, desobediência e resistência à prisão. “A situação saiu do controle. Infelizmente aconteceu uma briga. Errei ao me exceder”, declarou o ator nas redes sociais.
2018 – Mãe é estuprada pelo filho
Jovem que estuprou a própria mãe sendo preso em Garanhuns
TV Asa Branca/Reprodução
Um jovem de 18 anos foi preso suspeito de estuprar a própria mãe na frente da irmã de 11 anos em Águas Belas, no Agreste. A mãe, de 48 anos, relatou que o filho chegou em casa embriagado e já foi ameaçando-a com uma faca. Após isso, ele a constrangeu e a obrigou a manter relações sexuais com ele.
Segundo a Polícia Civil, a vítima teria fugido com os filhos de uma cidade no estado de Alagoas há três anos. Na delegacia, a mulher falou que se mudou para Pernambuco com o intuito de proteger o filho, que quando adolescente se envolveu com a criminalidade.
2019 – Programação completa do São João 2019
Em 2019, Caruaru recebeu 2 milhões de turistas, segundo a prefeitura
Prefeitura de Caruaru/Divulgação
Em 2019, a festa do maior e melhor São João do Mundo, em Caruaru, foi realizada de 1º a 30 de junho. Artistas como Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana fizeram parte da programação.
Os homenageados do evento foram o músico Sebatião Biano, a cantora Marlene do Forró, Marrone do Palhoção, Fogueteiro Manoel Mamoca (in memorian) e o artesão Severino Vitalino (in memorian), filho do Mestre Vitalino.
2020 – Vereador é suspeito de atropelar grupo de motociclistas
Vídeo mostra momento do acidente na PE-96, em Água Preta
No dia 23 de agosto de 2020, um grave acidente deixou três mortos e cinco feridos na PE-96, em Água Preta, Mata Sul de Pernambuco. Uma caminhonete que era conduzida pelo vereador Pedro Marconi de Souza Barros, da cidade Brejo da Madre de Deus, colidiu em um grupo de cerca de 30 motociclistas.
O motorista da caminhonete atingiu o grupo frontalmente na rodovia. Ele foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Testemunhas sobreviventes disseram que o vereador estava em alta velocidade e fez uma ultrapassagem indevida.
2021 – Padrasto mata enteada em Angelim
Corpos foram encontrados dentro de carro em Angelim
Joab Alves/TV Asa Branca
Dois corpos foram encontrados na manhã do dia 16 de abril de 2021 dentro de um carro às margens da PE-177 em Angelim, no Agreste. De acordo com a polícia, as vítimas eram padrasto e enteada. As vítimas foram identificadas como Genivaldo Ferreira dos Santos, de 34 anos, e Juliana Rosângela da Silva, de 12
“Falei com a família e todos estão surpresos. O padrasto matou a enteada e se matou logo em seguida”, disse a delegada Priscilla de Lima, responsável pelas investigações.
2022 – ‘Patriota do caminhão’
VÍDEO: Bolsonarista se pendura em caminhão para impedir passagem de veículo em Caruaru
Depois de ficar conhecido como “Patriota do Caminhão”, o empresário Junior Cesar Peixoto falou pela primeira vez sobre o caso que ganhou repercussão nacional. O motorista de um caminhão furou um bloqueio ilegal feito pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na BR-232. Junior subiu na frente do caminhão e ficou pendurado tentando impedir a passagem do veículo, que andou alguns quilômetros com o homem no para-brisa.
Ao g1, Junior, que viralizou nas imagens e passou a ser chamado de “patriota do caminhão”, disse que havia sido “muito exposto” pelas cenas que viralizaram e não aceitou falar com a reportagem.
2023 ainda tem histórias para contar…
O ano que marca a celebração dos 10 anos do g1 Caruaru e região ainda não chegou ao fim. Este ano foi marcado pela programação da maior edição do São João de Caruaru. Mas, também já registrou casos que foram alvo de investigação policial, como a prisão do padre Airton Freire, da Fundação Terra.
Houve também um caso em Jupi, no Agreste, de uma irmã que envenenou os três irmãos e um deles morreu. Mas também foi um ano movido pela curiosidade a respeito do que viralizou nas redes sociais, como Estevão Ferreira.
Para este ano e para os próximos que virão, o g1 mantém o compromisso de informar com responsabilidade e contar boas histórias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.