Coreia do Norte acusa, sem provas, EUA e Coreia do Sul de preparar ataque nuclear contra o país


A acusação feita pela ministra das Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son Hui, ocorreu em uma reunião em Moscou com seu par, o ministro Sergei Lavrov. ARQUIVO: Míssil balístico intercontinental Hwasong-18 é lançado de um local não revelado na Coreia do Norte nesta imagem de arquivo divulgada pelo canal norte-coreano Korean Central News.
TPX IMAGES OF THE DAY/File Photo
A
A ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de planejarem um ataque nuclear contra seu país. A fala ocorreu em uma reunião em Moscou com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ela não apresentou evidências para sustentar sua afirmação, mas mencionou consultas regulares entre Washington e Seul, nas quais alegou que tais planos estavam sendo discutidos.
Choe, que afirmou que a situação na Península Coreana poderia se tornar “explosiva” a qualquer momento, disse a Lavrov que a Coreia do Norte precisava fortalecer seu arsenal nuclear e aperfeiçoar sua prontidão para realizar um ataque nuclear retaliatório, se necessário.
A ministra norte-coreana afirmou também que o país está comprometida em ajudar a Rússia em sua guerra com a Ucrânia, a qual ela disse que Moscou venceria.
As tensões na Ásia estão altas em meio ao envio de tropas da Coreia do Norte à Rússia para combaterem na guerra na Ucrânia, algo considerado pelos EUA e a Otan como uma escalada “sem precedentes” no conflito.
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental, que afirma ser “o mais poderoso do mundo”, que bateu recorde de altitude e tempo de voo durante teste nesta semana viajando a uma altura de mais de 7.000 km.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.