Em uma descoberta digna de Halloween, cientistas anunciaram uma nova espécie de tubarão fantasma em águas profundas da Nova Zelândia.
Peixe-fantasma é uma nova descoberta
Tubarões-fantasmas, um cardume primitivos que habitam oceanos no mundo todo, têm muitos nomes, incluindo peixe-rato, peixe-elefante e peixe-coelho. O animal recém-descoberto é chamado de peixe-fantasma-de-nariz-estreito-australiano.
Com seus olhos grandes e redondos, narizes pontudos e nadadeiras em forma de asas, os tubarões-fantasma “são bem fofos”, mas pouco compreendidos devido ao seu habitat remoto, diz David Ebert, diretor do Centro de Pesquisa de Tubarões do Pacífico da Universidade Estadual de San Jose, na Califórnia, e coautor de um estudo recente sobre o peixe recém-descoberto.
No entanto, graças a novas tecnologias, como veículos operados remotamente, 27 das 59 espécies conhecidas de tubarões-fantasmas foram descobertas nos últimos 20 anos, três delas apenas em 2024.
Nem fantasmas, nem tubarões
Apesar do nome, os tubarões-fantasma são parentes distantes dos tubarões. Eles têm características semelhantes às dos tubarões, como pele lisa e esqueleto cartilaginoso. Os machos também transferem esperma para as fêmeas, e as fêmeas depositam caixas de ovos.
Devido à sua aparência incomum, os tubarões-fantasma também são chamados de quimeras, uma referência ao monstro mitológico grego quimera, que tem cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de cobra.