Neymar e Vini Jr concorreram ao prêmio de Melhor do Mundo nove vezes e três vezes, respectivamente, e em nenhuma das ocasiões conquistaram a Bola de Ouro.
Em 2015 e 2024, os jogadores realizaram uma campanhas brilhantes em seus respectivos clubes, estiveram mais próximos do primeiro título, mas não se consagraram campeões da premiação. A situação gerou um debate na web sobre uma injustiça cometida com os astros brasileiros.
Nota: Há uma pesquisa incorporado dentro deste post, por favor visite o site para participar na enquete deste post.
Por que Neymar foi injustiçado em premiação da Bola de Ouro em 2015?
Em 2015, o camisa 10 da Seleção Brasileira atingiu o seu auge. No Barcelona, clube em que dividia o protagonismo com os colegas do trio MSN, Messi e Suárez, ele foi campeão da Champions League, La Liga e Copa da Espanha. Naquela temporada marcou 39 gols.
Um dos fatores que dificultou a conquista do prêmio foi a disputa com concorrentes seguidamente vitoriosos da Bola de Ouro.
O auge do astro brasileiro aconteceu no mesmo ano em que Messi e Cristiano Ronaldo, principais adversários, ostentavam uma hegemonia na premiação. Os melhores do mundo revezaram nas conquistas do prêmio entre 2008 e 2017.
Nos anos seguintes a premiação, o craque da seleção brasileira chegou a ser indicado em mais quatro edições da premiação, 2016, 2017, 2018 e 2021, mas as seguidas lesões, os longos períodos de recuperação, afastaram o ex-jogador do Santos dos gramados, o que foi determinante para não ganhar a Bola de Ouro.
Por que Vini Jr foi injustiçado em premiação da Bola de Ouro em 2024?
Com apenas 24 anos, Vini Jr vive seu auge no Real Madrid. Nas temporadas 2021/2022 e 2022/2023, o atacante brasileiro já havia sido indicado para Melhor Jogador do Mundo pela revista France Football, que organiza a premiação da Bola de Ouro, mas não venceu.
Na temporada 2023/2024, pela equipe espanhola e pela Seleção Brasileira, Vini Jr. fez 26 gols em 49 jogos, além de 11 assistências. Em títulos, o atacante foi campeão da Champions League, Supercopa da Espanha e La Liga.
Pelos Galácticos, Vini é bicampeão da Champions League e marcou nas duas finais, fatores que pesavam positivamente para o brasileiro.
Tudo levava ao primeiro título do atacante como Melhor Jogador do Mundo, mas antes da premiação, que aconteceu na última segunda-feira (28), em Paris, o atacante e dirigentes do Real Madrid receberam a notícia de que Vini Jr não ganharia o prêmio.
Um outro fator apontado pelo editor -chefe da France Football é a divisão de protagonismo que Vini sofre no Real Madrid. “É evidente que o Vinícius sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, porque matematicamente isso lhe tirou alguns pontos”, disse.
O jornalista ainda complementou: “Isto também reflete a temporada do Real Madrid, que teve três ou quatro jogadores (entre os candidatos), e os jurados repartiram os seus votos entre eles, o que acabou por beneficiar o Rodri”, explicou.