Para quem sofre com alergias ou problemas respiratórios, talvez seja o momento de repensar o costume de dormir com a porta do quarto fechada. Uma pesquisa da Eindhoven University of Technology revelou que a ventilação do ambiente reduz o dióxido de carbono e promove sono mais profundo e restaurador.
Dormir com a porta do quarto aberta melhora ventilação
Deixar portas e janelas abertas durante o sono pode melhorar a circulação de ar no quarto, ajudando a reduzir a concentração de dióxido de carbono (CO2).
Essa redução nos níveis de CO2 melhora a qualidade do sono e contribui para uma sensação de maior descanso ao acordar, conforme o estudo conduzido pela Eindhoven University of Technology.
A instituição é um uma universidade pública localizada em Eindhoven, Países Baixos, com foco em tecnologia.
Segundo a pesquisa, ao abrir uma janela ou porta, a qualidade do sono dos voluntários participantes melhorava devido à melhor ventilação.
Os pesquisadores observaram que em ambientes com alta concentração de CO₂, as pessoas tinham sono menos profundo, menor satisfação e acordavam com mais frequência durante a noite.
Ou seja, para a pesquisa, quartos mais ventilados ajudam a promover o sono profundo e reduzir os sintomas de desconforto respiratório e secura na pele, proporcionando uma noite mais restauradora.