A 39ª edição da Oktoberfest Blumenau chegou ao fim no último domingo (27), após 19 dias de tradição e cultura. Mais de 570 mil pessoas visitaram o Parque Vila Germânica este ano e celebraram o evento, que marcou os 40 anos de história da festa. A rede hoteleira do Vale Europeu teve resultados significativos durante esse período, em que hospedou visitantes diferentes regiões.
O Sihorbs (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região) divulgou o levantamento da movimentação da rede hoteleira durante a maior festa alemã das Américas, realizada de 9 a 27 de outubro.
De acordo com o balanço, a rede hoteleira teve ocupação de 80,73% durante o período do evento. Municípios vizinhos, como Indaial, Pomerode, Timbó e Gaspar, apresentaram movimento ampliado durante a Oktoberfest Blumenau.
O levantamento aponta um resultado significativo para a rede hoteleira na alta temporada. Nos finais de semana, a taxa de ocupação registrada foi de 78%.
Rede hoteleira se preparou antecipadamente para a Oktoberfest Blumenau
A preparação da rede hoteleira para a Oktoberfest Blumenau acontece praticamente o ano inteiro. Contudo, próximo da festa, existe uma contratação maior de colaboradores, principalmente em hotéis e restaurante, devido ao grande volume de pessoas.
A presidente do Sihorbs, Tatiana Honczaryk, comenta que o hoteleiro está se adaptando às novas realidades, antecipando ações para atrair mais hóspedes e cultivar os assíduos.
“Mesmo com as recentes mudanças no cenário da hospedagem, em que cada vez mais é comum a utilização de aplicativos de hospedagem privada pelos hóspedes, a rede hoteleira da nossa região tem demonstrado fortalecimento. Prova disso é manter a taxa de 80% de ocupação no período das festas de outubro, exatamente como era a nossa expectativa”, explicou.
Segundo Tatiana, o levantamento do sindicato aponta que os resultados do setor da gastronomia dependem de outros fatores.
“Os restaurantes e bares do entorno do Parque Vila Germânica tiveram movimento de até 300% a mais do que em outras épocas do ano. Já os da região central e outras partes da cidade, não tiveram diferença considerável, exceto restaurantes temáticos, como o Norden Blumenau, que investiu na decoração e ações físicas e digitais para atrair o oktoberfesteiro, e registrou 120% a mais na movimentação em relação a outros períodos do ano”, informou.
Com sede em Blumenau, a base territorial do Sihorbs se estende para 40 municípios. A entidade é considerada “defensora das empresas” e foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção, representação legal das categorias econômicas e negociação da Convenção Coletiva de Trabalho das seguintes empresas: hotéis, restaurantes, bares e Similares.