A movimentação de passageiros internacionais em SC segue em ritmo crescente. Em setembro de 2024, o volume registrado foi o maior dos últimos 24 anos para este período. O estado contabilizou 66,4 mil passageiros internacionais, aumento de 214,5% em comparação com setembro de 2023.
Os dados são da Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a ANAC. Segundo o governador Jorginho Mello, os números refletem a uma gestão voltada ao desenvolvimento do setor aéreo.
“Foi com esse propósito que criamos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Com ela buscamos parceiros internacionais que se sentiram seguros em escolher Santa Catarina”, diz o governador.
A contribuição das novas operações da Copa Airlines e da TAP Air Portugal no Floripa Airport também contribuíram para o crescimento expressivo de passageiros internacionais em SC, afirma o secretário da SPAF, Ivan Amaral.
“A chegada dessas companhias fortaleceu nossa posição no cenário nacional, especialmente com a ampliação de voos para a América do Sul”, afirma.
Movimentação de passageiros internacionais em SC cresce 132%
Até setembro de 2024, o acumulado de movimentação internacional em Santa Catarina alcançou 645,3 mil passageiros, crescimento de 132,4% em relação ao mesmo período de 2023. O Aeroporto de Florianópolis recebeu a maioria desse tráfego, com 637,9 mil passageiros, seguido pelo Aeroporto de Navegantes, que contabilizou 7,3 mil.
Com esse volume, Santa Catarina e o Aeroporto de Florianópolis se destacam como o terceiro maior polo de passageiros internacionais do Brasil, ficando atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), e superando Viracopos, Brasília e Confins.
Setor de cargas também em alta no estado
O setor de cargas internacionais também obteve resultados positivos. Em setembro, o volume de cargas transportadas no Aeroporto de Florianópolis registrou aumento de 274,9% em relação ao mesmo mês de 2023, totalizando 401,1 toneladas.
No acumulado de 2024, o crescimento é de 68,6%, com 3,08 mil toneladas transportadas nos três primeiros trimestres.
Crescimento no mercado doméstico catarinense
No mercado doméstico, o volume de passageiros nos primeiros nove meses de 2024 aumentou 6,4% em relação a 2023. Destaque para julho, que registrou o maior movimento do ano com 728 mil passageiros, um crescimento de 18,7% em comparação ao ano anterior. Até setembro, o acumulado já alcança 5,4 milhões de passageiros no estado.
Entre os aeroportos catarinenses, Florianópolis lidera com 2,9 milhões de passageiros, seguido por Navegantes (1,6 milhão), Chapecó (465,3 mil), Joinville (355,5 mil), Jaguaruna (100,4 mil) e Correia Pinto (15,5 mil).