Você conhece os benefícios da casca de romã para o fígado? Muitas vezes descartada após o consumo da fruta, é uma fonte rica de compostos vegetais antioxidantes que oferecem benefícios significativos à saúde, especialmente quando o assunto é fígado.
Conforme o nutricionista Ahmed Salah, além de seus benefícios para o fígado, a infusão da casca de romã é utilizada em várias culturas para tratar condições de pele relacionadas a doenças hepáticas.
“Ao invés de ser considerada um resíduo, a casca de romã é um recurso potencialmente valioso para a saúde”, aponta Salah.
Benefícios da casca de romã para o fígado
- Proteção antioxidante: Salah explica que a casca de romã contém altos níveis de antioxidantes, como a punicalagina, que ajudam a proteger as células do fígado dos danos causados por radicais livres;
- Propriedades anti-inflamatórias: o nutricionista destaca que a inflamação crônica é um fator crítico em várias doenças hepáticas. Os compostos presentes na casca de romã contribuem para a redução da inflamação, promovendo a proteção do fígado;
- Melhoria das funções hepáticas: estudos indicam que extratos da casca de romã podem melhorar a função hepática e reduzir os níveis de enzimas hepáticas elevadas, que são sinais de danos no fígado, conforme relatado pela Mayo Clinic;
- Proteção contra a cirrose hepática: a cirrose hepática, uma cicatriz do fígado resultante de danos crônicos, pode ter sua progressão evitada por compostos encontrados na casca de romã, segundo pesquisas preliminares.
Como aproveitar a casca de romã
- Infusão: as cascas secas podem ser fervidas e consumidas como chá, uma prática comum em várias culturas;
- Suplementos: existem suplementos nutricionais disponíveis que contêm extratos de casca de romã. É sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação.
Você já sabia os benefícios da casca de romã para o fígado?