
Semana Santa começa no próximo domingo, 13. Celebrações vão até o domingo de Páscoa, no dia 20. Fiel faz oração diante de crucifixo
Catedral de Belém
A Arquidiocese de Belém realiza uma intensa programação na Semana Santa e para celebrar a Páscoa, maior solenidade da Igreja Católica, que relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A programação oficial nas paróquias começa no “Domingo de Ramos” (13) e segue até o “Domingo de Páscoa” (20).
No “Domingo de Ramos” haverá a bênção dos ramos, seguida de procissão e santa missa em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, presidida pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada uma.
Uma das mais tradicionais da capital, a procissão de ramos da Igreja Santo Alexandre para a Catedral Metropolitana vai começar às 8h30. A missa será presidida pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira.
Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar, estará com a Pastoral das Ilhas, onde presidirá a Santa Missa às 9h, na Comunidade Santo Antônio na ilha do Combu.
A segunda-feira (14) é o último dia do mutirão de confissão em preparação para a Páscoa, que teve início no dia sete de março, com o objetivo de atender mais fiéis. As paróquias se organizam por datas para terem mais sacerdotes auxiliando nos atendimentos aos fiéis.
Na quarta-feira (16) será realizada o traslado do “Senhor dos Passos”, com a imagem de Jesus carregando a cruz. A imagem sairá sa Catedral Metropolitana em direção à Basílica Santuário de Nazaré, após a Missa das 18h30.
Na Quinta-feira Santa (17), a programação começa às 7h, na Catedral Metropolitana, com a oração das Laudes que será realizada pelos cônegos do Cabido de Belém.
A missa do Crisma será às 8h. Nesta missa ocorre a renovação dos compromissos sacerdotais e bênção dos chamados “santos óleos”. Ainda na quinta (17), à noite, ocorre a missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés em todas as 109 paróquias de acordo com o horário de cada uma. Na Catedral Metropolitana a celebração será às 18h.
O “Sermão das Sete Palavras” é realizado tradicionalmente às 12h, na capela Santo Antônio, na praça Dom Macedo Costa, no bairro Campina, em Belém.
A “Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor” será às 17h, na Catedral, presidida por Dom Alberto. Nas paróquias serão celebradas pelos padres e vigários de acordo com programação própria. Em seguida terá o “Sermão do Descendimento da Cruz”.
Após o Sermão ocorrerá a procissão do Senhor Morto, acompanhado daimagem de Nossa Senhora das Dores, da Catedral para a igreja de São João Batista.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.