Concessão do DMAE e parcerias com União e estado: reeleito, Melo projeta medidas para prevenção de cheias em Porto Alegre


Sebastião Melo (MDB) concedeu entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, nesta segunda-feira (28). Prefeito foi reeleito com 61,53% dos votos válidos, derrotando Maria do Rosário (PT). Sebastião Melo (MDB), prefeito reeleito de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), detalhou suas ideias para a prevenção de enchentes na capital a partir de seu segundo mandato, que começa em 2025. No domingo (27), o político derrotou Maria do Rosário (PT), fazendo 61,53% dos votos válidos, contra 38,47% da candidata petista.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Veja como foi a apuração na capital
Nesta segunda-feira (28), um dia após a vitória, Melo concedeu uma entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV. O prefeito reeleito defendeu a proposta de concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) para a iniciativa privada e o uso dos recursos da privatização para a drenagem do município.
“Quando eu falo na parceirização do DMAE, eu estou falando que todo esse dinheiro, que é dever dessa parceirização, 101% dele é para colocar em drenagem, porque uma cidade boa para viver é aquela que você investe mais naquilo que você não enxerga”, disse.
Em maio, as cheias do Guaíba e do Rio Gravataí deixaram boa parte da cidade inundada. Problemas na drenagem do esgoto pluvial (aquele gerado pela água da chuva) também deixaram diversos pontos debaixo d’água. Mais de 80 mil imóveis foram afetados, segundo a prefeitura.
“O sistema concebido na década de 60 não foi revisado por nenhum prefeito que me antecedeu e nem por mim. Mas também o sistema nunca tinha enfrentado tamanho furacão que enfrentou. Então só tem um caminho agora: é fazer as obras que nós já estamos fazendo, várias obras, e ter um sistema novo, que aí depende de uma parceria, governo federal e sob a liderança do governo do estado”, falou Melo.
No discurso da vitória, ainda no domingo, o prefeito reeleito disse que foi julgado pela cheia. “Tentaram crucificar o Melo nas enchentes, e o povo respondeu com mais de 61% e julgou o Melo das enchentes, mas julgou o Melo dos quatro anos de governo”, falou, com a voz embargada.
Porto Alegre reelege Sebastião Melo
‘Governo ainda melhor’
Sebastião Melo chega ao segundo mandato com 66 anos. Natural de Piracanjuba (GO), o emedebista terá, como vice-prefeita, Betina Worm (PL) – a primeira mulher a ocupar o cargo na história.
“Eu chego aqui com muito entusiasmo de fazer um governo ainda melhor. Eu sempre disse, desde o meu primeiro mandato, que eu quero devolver em dobro aquilo que a cidade me deu de oportunidade”, falou.
Questionado sobre suas propostas para a saúde, Melo ressaltou que Porto Alegre absorve parte da demanda de outras cidades do estado e cobrou mais apoio dos governos federal e estadual.
“Eu vou conversar com a ministra Nísia [Trindade, da Saúde], vou conversar com o governador Eduardo Leite, porque o SUS é tripartite”, disse.
O prefeito reeleito prometeu a construção do novo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e a reforma do Hospital de Pronto Socorro (HPS).
“Quando eu digo que eu vou fazer um novo Presidente Vargas, eu estou buscando R$ 300 milhões que a Câmara já autorizou. E depois ele vai ter uma gestão, do ponto de vista patrimonial, privada, mas continuar 100% SUS”, afirmou.
Melo também reconheceu pontos que, segundo ele, “não deram certo” em seu primeiro mandato.
“Tem áreas que nós não chegamos lá e tem áreas que não deram certo, por exemplo, calçadas em Porto Alegre, mobiliário urbano, por exemplo, a questão de moradores, situação de rua, são temas que precisam fazer mudanças profundas”, destacou.
Sebastião Melo obteve seu primeiro cargo eletivo em 2000, quando se tornou vereador de Porto Alegre. Em 2012, foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por José Fortunati (PDT).
O emedebista tentou ser prefeito pela primeira vez em 2016, quando foi derrotado por Nelson Marchezan Júnior (PSDB) no segundo turno. Quatro anos mais tarde, Melo venceu Manuela D’Ávila (PCdoB), se elegendo para o Paço Municipal.
Eleições municipais: Sebastião Melo (MDB) é reeleito prefeito de Porto Alegre (RS)
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.