Uma imagem capturada na Antártida trouxe uma enxurrada de comentários nas redes sociais. Um internauta, navegando pelo Google Maps, encontrou uma espécie de porta misteriosa e gigantesca no gelo. O objeto foi localizado perto da estação japonesa Showa.
“Porta misteriosa” chama atenção de internautas
Com a descoberta, rapidamente muitas teorias sobre a origem e o propósito da porta misteriosa em um local tão desolado e remoto vieram à tona. As especulações giraram entorno de desde a casa de férias do Pé Grande até uma entrada secreta para uma cidade subterrânea.
Alguns internautas também sugeriram que se tratava da porta de uma nave extraterrestre ou, até mesmo, uma estrutura do universo fictício de Star Trek, o que despertou a curiosidade das pessoas.
As especulações pararam quando, finalmente, cientistas intervieram para esclarecer o mistério por trás da porta misteriosa. Segundo os especialistas em glaciologia, a estrutura não tem nenhuma conexão com civilizações perdidas ou teorias conspiratórias.
O que aparenta ser uma entrada para o desconhecido, na verdade, é um fenômeno natural causado por um conjunto de condições específicas na região.
Estrutura é um iceberg encalhado em águas rasas, diz professora
Segundo o site El Confidencial, a professora Bethan Davies, especialista em glaciologia da Universidade de Newcastle, examinou o local com ferramentas avançadas de cartografia por satélite. Ao observar as coordenadas exatas, ela determinou que a estrutura é, na verdade, um iceberg encalhado em águas rasas.
Esse fenômeno ocorre quando um iceberg se assenta e começa a derreter em um local fixo, criando formas incomuns. Inclusive, nessa região, onde o gelo é mais fino, as formações são mais afetadas pelo terreno subjacente, produzindo padrões peculiares, como o que se observa na “porta”.
Embora o objeto se pareça mesmo com uma porta, as teorias nada mais são do que conspiratórias.