Com o verão batendo à porta, Florianópolis vive a expectativa de uma temporada histórica, que promete ser uma das melhores até agora. À medida que outubro chega ao fim, o clima quente e a presença do sol já começam a transformar o cenário da capital catarinense, atraindo visitantes e movimentando as praias.
Em Canasvieiras, por exemplo, comerciantes e o setor hoteleiro já se mobilizam para o fluxo intenso que está por vir, com restaurantes aprimorando os cardápios e contratando mais funcionários e os hotéis investindo em melhorias para receber os visitantes da melhor forma possível.
Proprietário de um restaurante à beira da praia, Eziel Antunes conta que o movimento este ano começou mais cedo do que o habitual, o que o levou a contratar mais funcionários. “Antes, começávamos novembro com dois garçons. Mas agora, em outubro, já estamos com cinco, e o movimento está ótimo”, diz.
“A verdade é que a gente já esperava, porque a cada ano o fluxo só cresce. Para essa temporada, o pessoal está comentando que vai arrebentar. A casa está cheia para essa época. Antigamente, não era assim”, constata.
Mudança de perfil
Também em Canasvieiras, o recepcionista de um hotel, Adriano César Vaz comenta que o movimento está dentro do esperado para o mês, mas notou uma mudança interessante no perfil dos visitantes.
“Percebemos um aumento no público chileno. Acho que pode ser pelos voos diretos do Chile para cá, que facilitaram o acesso, ou pela situação na Argentina. Uns três, quatro anos atrás, eram os argentinos que vinham mais e eram a maioria. Deu para perceber essa inversão”, explica.
Um casal de norte-americanos que fazia check-in no hotel era de Utah, Estado no oeste dos Estados Unidos, e visitava a capital pela primeira vez. Melissa e Jesse Berlow incluíram a cidade no roteiro após passarem por Garopaba. Mesmo com a curta passagem pela Ilha, o casal ficou impressionado.
“Adoramos aqui, é muito bonito. Queríamos um lugar moderno e agradável. Conhecemos muitas praias nos Estados Unidos, mas as daqui são bem mais bonitas”, afirma Jesse. “É muito parecido com Cancun, no México. Estivemos lá e achamos bem similar”, concluiu Melissa.
Aumento de turistas estrangeiros
Entre janeiro e setembro de 2024, Santa Catarina registrou a chegada de 358.694 turistas estrangeiros, representando um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Turismo e da Embratur divulgados em 14 de outubro. Setembro foi um mês de destaque, aparecendo como o quarto melhor para a recepção de visitantes internacionais no Brasil.
Em Florianópolis, uma novidade promete impulsionar ainda mais esses números: o voo direto para Lisboa, inaugurado no mês passado. Com isso, a capital catarinense se consolidou como o terceiro maior destino de turistas internacionais no país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, celebrou o feito e destacou as expectativas para o verão.
“O verão do ano passado foi muito forte e a expectativa para essa temporada é muito grande. Estamos trabalhando intensamente com o setor aéreo através do aeroporto de Florianópolis, um parceiro do governo. Temos a expectativa de receber um milhão de turistas estrangeiros só no aeroporto da capital até o fim da temporada”, afirma Neiva.
A Prefeitura de Florianópolis está se preparando antecipadamente para a temporada de verão deste ano com uma programação que vai além das festividades de Natal, Réveillon e Carnaval, como destaca a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker. “Participei de reuniões com os proprietários de hotéis, pousadas e hostels, e eles acreditam que será a melhor temporada dos últimos tempos, pois já têm mais de 50% das reservas pagas”, ressalta Zena.
Conforme a secretária, diversas ações estão sendo planejadas para garantir uma temporada segura e sustentável. “A montagem da estrutura para a temporada de verão começa no dia 1° de dezembro. Nesse dia, vamos instalar todos os banheiros públicos, por exemplo”, conta.
Fiscalização intensa aos vendedores ambulantes
Além disso, a secretária destaca que a administração municipal está fazendo uma grande reestruturação em relação aos vendedores ambulantes. “Todos os quiosques de praia passarão por um pregão eletrônico, onde o vencedor pagará uma outorga, o que ajudará na requalificação dos quiosques fixos. A fiscalização dos vendedores ambulantes será intensa, permitindo que apenas aqueles devidamente credenciados atuem na praia. Nosso objetivo é que essa temporada seja segura e sustentável, com investimentos significativos na limpeza e na coleta de resíduos”, explica.
O presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, afirma que está atuando em parceria com a prefeitura na fiscalização dos ambulantes ilegais e na elaboração dos editais para a formalização dos profissionais que atuarão na temporada.
“Queremos que eles não concorram diretamente com o comércio estabelecido, mas que criem novas vertentes que beneficiem toda a sociedade. Acreditamos que essa temporada será promissora e fundamental para o desenvolvimento econômico da região”, pondera.