
Caso ocorreu na unidade do Senai no bairro Esplanada. Boletim de ocorrência foi registrado pela PM e escola diz que medidas estão sendo tomadas. Escola Senai Anielo Greco
Reprodução/Google Maps
A mãe de uma adolescente denunciou um caso de injúria racial dentro da Escola Senai Anielo Greco, em Divinópolis, na manhã de quarta-feira (27). Segundo a mulher, a filha foi alvo de ofensas racistas por parte de um colega, enquanto aguardava na fila para entrar na escola. O Senai lamentou o episódio e disse que apura o caso (veja a nota completa mais abaixo).
A situação aconteceu na Rua Engenheiro Benjamin de Oliveira, no bairro Esplanada. A Polícia Militar (PM) foi chamada e, ao chegar ao local, fez contato com a diretoria da escola e com os pais do estudante suspeito. Um boletim de ocorrência por injúria racial foi registrado.
A injúria racial é considerada crime no Brasil e pode resultar em pena de reclusão de um a três anos, além de multa. A pena pode ser agravada dependendo das circunstâncias.
O que diz o Senai
“O SENAI Anielo Greco, localizado em Divinópolis, lamenta profundamente o episódio de injúria racial ocorrido nas dependências da unidade e esclarece que as ofensas racistas foram proferidas por um aluno menor de idade, direcionadas a uma colega, não havendo envolvimento de nenhum colaborador da entidade.
É importante ressaltar que, desde o momento em que foi informada sobre o ocorrido, o SENAI escutou, acolheu e garantiu à vítima e sua mãe a devida apuração dos fatos e a tomada das providências cabíveis. Para tanto, foi necessário um tempo mínimo para a realização de diligências e a análise das metodologias pedagógicas já previstas pela entidade, o que foi acordado entre as partes.
Com o intuito de manter seu compromisso de trabalhar pela formação integral do indivíduo, a definição da medida disciplinar pertinente ao caso deve levar em consideração o contexto social e familiar do aluno. Dessa forma, o SENAI age no sentido de educar os jovens para além da competência técnica, acreditando no processo de formação cidadã e preparando o indivíduo para viver em sociedade com respeito e dignidade.
Diante do exposto, o SENAI reitera que as medidas disciplinares pertinentes estão sendo definidas com o objetivo de educar e recuperar o indivíduo. A entidade reafirma seu repúdio a qualquer tipo de preconceito e se coloca como parceira da sociedade no processo de transformação cidadã”.
LEIA TAMBÉM:
Servidor público é levado à delegacia suspeito de injúria racial contra colega de trabalho em Divinópolis
Funcionária de escola pública que chamou estudante de ‘macaca’ é indiciada por injúria racial
Paciente é suspeito de cometer injúria racial contra técnica de enfermagem em Divinópolis
ASSISTA ABAIXO: Advogado fala sobre o caso de racismo em escola de Divinópolis
Advogado fala sobre o caso de racismo em escola estadual de Divinópolis
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas