Especialista explica por que você não deve tomar ibuprofeno antes do treino

Ibuprofeno antes do treino pode atrapalhar rendimento

Ibuprofeno antes do treino pode atrapalhar rendimento – Foto: Freepik/ND

Se você treina regularmente, já deve ter sentido dores musculares e desconfortos de vez em quando. É natural querer aliviar esses incômodos para não comprometer seu desempenho na academia, mas tomar um ibuprofeno antes do treino não é uma boa opção, aponta a fisiologista  Kristin Speaker, pesquisadora  do Anschutz Health and Wellness Center, dos Estados Unidos.

“Os analgésicos afetam todo o corpo, não apenas a área dolorida. Isso pode interferir na forma como seu organismo responde ao exercício e se recupera adequadamente”, explica a especialista.

Por que não se deve tomar ibuprofeno antes do treino?

Quando uma pessoa sente dor, seu corpo produz prostaglandinas — compostos que sinalizam inflamação e febre. Eles são regulados por enzimas COX.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno (Advil) e naproxeno (Aleve), bloqueiam essas enzimas COX, reduzindo a inflamação.

Abdominal

Ibuprofeno antes do treino não é recomendado por especialista – Foto: Reprodução/ND

O problema é que essas mesmas enzimas também protegem o estômago e o intestino. Ao inibi-las, você pode aumentar o risco de problemas gastrointestinais.

Além disso, um estudo de 2012 mostrou que o ibuprofeno pode agravar lesões no intestino delgado causadas pelo exercício e comprometer a barreira intestinal, mesmo em atletas saudáveis.

O ibuprofeno ajuda o desempenho físico?

Outra pesquisa também testou se o ibuprofeno poderia reduzir os efeitos da dor muscular no desempenho físico. Pesquisadores analisaram 20 corredores de longa distância antes e depois de um treino intenso.

Durante o pico da dor muscular, metade dos participantes tomou 1,2 gramas de ibuprofeno, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Se a dor for intensa, é melhor buscar outras estratégias, como alongamento

Se a dor for intensa, é melhor buscar outras estratégias, como alongamento – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O resultado? O medicamento não ajudou a reduzir o impacto da dor no desempenho.

Ou seja, os participantes que tomaram ibuprofeno não correram mais rápido nem fizeram mais repetições do que aqueles que tomaram placebo.

O melhor momento para tomar analgésico

Embora o ibuprofeno possa ser útil para reduzir dores e inflamações, o ideal é tomá-lo depois do treino, e não antes. Como os estudos mostram, além de não melhorar o desempenho, ele pode prejudicar a recuperação do seu corpo.

Se a dor for intensa, é melhor buscar outras estratégias, como alongamento, massagens ou aplicação de gelo, antes de recorrer aos anti-inflamatórios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.