
Balanço foi divulgado durante coletiva de imprensa da delegada da mulher Renata Zanin. Mais de 200 medidas protetivas de urgência também foram solicitadas este mês. Sorocaba registra mais de 500 casos de violência doméstica em março de 2025
O município de Sorocaba (SP) registrou mais de 500 ocorrências de violência doméstica somente no mês de março. Os dados foram apresentados pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, durante coletiva de imprensa na sexta-feira (28).
Delegada da DDM de Sorocaba (SP), Renata Zanin, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28)
Matheus Machado/TV TEM
Conforme o balanço da Polícia Civil, foram 529 boletins de ocorrência e 234 pedidos de medidas protetivas. (Veja os dados completos abaixo)
Registros sobre violência doméstica em Sorocaba em março
Boletins de ocorrência presencial e provenientes da DDM online: 529;
Representação por medidas protetivas de urgência: 234;
Inquéritos policiais instaurados: 143;
Inquéritos policiais relatados: 146;
Denúncias apuradas por telefone: 34;
Representações por prisões: 5;
Cumprimentos de mandados de prisão: 6;
Cumprimentos de mandado de busca e apreensão: 15;
Prisões em flagrante: 28;
Armas apreendidas (brancas e de fogo): 6;
Quantidade de entorpecentes apreendida gramas: 100 mil;
Participação em palestras e eventos com essa temática: 6.
Entre entes casos, um homem foi preso, suspeito de induzir a prostituição de menores de idade.
“Foi a partir da denúncia da representante e vi no celular da menor conversas estranhas com este suposto autor. (…) Eles se conheceram em uma casa noturna e, partir daí, ele cooptou essa menor para que ela praticasse ato sexual com ele mediante pagamento e partir daí oferecer que ela trouxesse outras menores para a prática de outros atos sexuais mediante pagamento”, explicou a delegada.
Delegada da DDM de Sorocaba (SP), Renata Zanin, explicou como casos de violência contra mulher chegaram até a polícia
TV TEM/Reprodução
Outro caso investigado recentemente na região foi de um padrasto que abusou de uma jovem por sete anos. O crime começou a ser investigado depois que uma filha dele começou a relatar os abusos que aconteciam com a irmã mais velha, que atualmente tem 19 anos.
O terceiro caso investigado foi o de uma menina que, há quatro anos, foi abusada por um homem da igreja que frequentava com a família. Ele cometeu o abuso dizendo que lhe daria aulas de música. Na época, a menina tinha cinco anos.
Segundo a delegada, é possível realizar denúncias de crimes mesmo depois de anos, como aconteceu com este último caso.
“As pessoas tomaram conhecimento do que estava acontecendo depois de um bom tempo, e outras pessoas podem ter sofrido o mesmo que esta vítima sofreu. Independentemente do tempo é possível fazer a denúncia, depois a gente vai verificar se o crime está prescrito, mas isso é uma segunda questão”, destacou.
Como denunciar?
A mulher vítima de qualquer tipo de violência pode solicitar uma medida protetiva na delegacia. A delegada ressalta que a medida é um instrumento que funciona. Além do registro do boletim de ocorrência na delegacia, a mulher é encaminhada para uma rede de proteção que prestará apoio psicológico para ela.
Registro de um boletim de ocorrência
Neste caso, o registro pode ser feito em qualquer delegacia, mas preferencialmente em Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. Em Sorocaba, a Delegacia da Mulher funciona 24h. Ela está localizada na Rua Caracas, nº 846, no Jardim America
Ligar para o 180 ou Disque 100 – Central de Atendimento à Mulher
O 180 é um canal criado pela Secretaria Nacinal de Políticas para as Mulheres em situação de violência. A denúncia pode ser feita de forma anônima disponível 24h por dia, todos os dias. A ligação gratuita.
A Secretaria de Segurança pública (SSP) também informou que a Central de Polícia Judiciária de Sorocaba conta com uma sala DDM 24 horas, que permite o atendimento ininterrupto e online às mulheres vítimas de algum tipo de violência.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM