UE sugere população a montar “kit de sobrevivência” para crises

Kit Sobrevivência do Governo FrancêsReprodução/Governo da França

A União Europeia fez um alerta e passou a recomendar aos cidadãos a montarem um “kit de sobrevivência” para situações de crises. A lista inclui medicamentos, comida, rádio, lanterna e canivete. O objetivo é preparar a população para respostas rápidas para enfrentar pandemias, emergências climáticas ou conflitos armados.

A historiadora Izabella Araújo de Moura, que reside na França há 1 ano e meio, conversou com a reportagem do portal iG e confirmou que todas essas notícias sobre rumores de guerra, principalmente com a preocupação do país sobre o assunto, se intensificou bastante nos últimos dias. “Foi dito na TV local, que os manuais de sobrevivência estão sendo preparado e que antes do verão vão chegar nas casas. Eu não sei o que contém porque não foram distribuídos ainda. Porém, já publicaram uma foto do kit e do manual.

brasileira na FrançaArquivo pessoal

Izabella é pernambucana e está com o marido e duas filhas no país a trabalho. Ela conta que já está pensando em retornar ao Brasil há um tempo, e que essa vontade se intensificou nas últimas semanas. “Independente de rumores de conflitos, já estou com vontade de voltar para o Brasil Não me adaptei muito bem na Europa. O inverno é muito pesado, eu adoeço, fico deprimida, mas tem outras questões familiares que ainda me prende aqui. Claro, se intensificou ainda mais por conta disso. Nos supermercados tenho visto muita gente comprando água e entalados. A população já está alerta”, explica.

O que está acontecendo: A estratégia do kit surge em meio à escalada de tensões entre os países europeus e a Rússia, e após uma pesquisa encomendada pela UE em 2024 apontar lacunas nos planos nacionais de resposta a desastres, por exemplo.

kit sobrevivência UERedes sociais

“É preciso saber como reagir com a falta de energia, se houver um terremoto, se houver uma grande inundação ou se houver qualquer tipo de ameaça. Como você se protege? De quais recursos você precisa? Como você mesmo assume a responsabilidade?”, disse a vice-presidente da UE para Pessoas, Habilidades e Preparação, Roxana Minzatu, a repórteres em Bruxelas, na Bélgica, na última quarta-feira, 27.

O bloco também planeja ampliar os estoques compartilhados já existentes de produtos como vacinas, equipamentos de transporte e itens essenciais para combater ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Na Espanha


A líder do partido espanhol Podemos, Ione Belarra, que já atuou como Ministra dos Direitos Sociais, deu sua opinião sobre o kit de sobrevivência em uma rádio pública.


“Pura propaganda de guerra para incutir medo na população europeia e justificar um aumento nos gastos militares, que de outra maneira não se justificariam”, enfatizou a política.


Em seu perfil no Instagram, Belarra reforçou: “Penso que minha resposta não poderia ter sido mais clara: menos propaganda de guerra e mais proteção social.”

Vídeo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.