Mais de 266 mil de 1 milhão de eleitores não compareceu às urnas. Votação foi tranquila na capiatl paraense sem ocorrências graves, segundo o TRE. Eleições Municipais: Igor Normando (MDB) é eleito prefeito de Belém
As eleições de segundo turno deste domingo (27) ocorreram com tranquilidade e sem ocorrências de crimes eleitorais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Na capital, ao menos 266.092 eleitores dos 1.056.337aptos a votar não foram às urnas: 25,19% de abstenção.
O presidente do TRE, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, atribuiu a ausência ao feriado que ocorre na capital paraense nesta segunda-feira (28), de Recírio.
“Nós, ao longo de todo o processo, procuramos incentivar o voto, mas temos um feriado nesta segunda. É hábito dos paraenses ir até balneários”, afirmou.
No primeiro turno, foram 212.737 de abstenções, 20,14 % do eleitorado. No segundo turno de 2020, 209.721 eleitores faltaram (20,77%).
Com 31 minutos de apuração dos votos neste domingo, saiu o resultado e Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito. Segundo o TRE, a apuração este ano foi em tempo recorde.
Eleições 2024 em Belém: 2º turno teve 25% de abstenção.
g1/Reprodução
VEJA TAMBÉM:
Igor Normando, do MDB, é eleito prefeito de Belém
Veja mapa detalhado da apuração dos votos
Manhã do 2º turno tem denúncias de demora de ônibus, substituição de urnas e sujeira de ‘santinhos’
Ainda de acordo com o TRE, penalidades mais duras são analisadas para os casos de sujeira por santinhos, que assim como no primeiro turno, voltou a ocorrer em Belém neste domingo.
“Espalharam aqueles santinhos, chamado ‘voo da madrugada’, mas isso já está sendo investigado pelo Ministério Público Federal que vai entrar com ação do TRE para as pessoas serem julgadas”, afirmou Rosa Navegantes, presidente da comissão de monitoramento e apuração das eleições.
MPF do Pará deve atuar para punir envolvidos em sujeira com santinhos em Belém
Reprodução
A movimentação foi tranquila tanto à tarde como pela manhã nos 392 locais de votação de Belém e não houve registros de longos filas. Os dois candidatos à prefeitura de Belém, assim como o atual prefeito e o gvernador do Pará votaram pela manhã.
Com a lei seca em vigor em Belém, com proibição de vendas de bebindas alcoolicas, um estabelecimento foi fechado por descumprir a medida.
No turno da manhã, houve reclamações de eleitores sobre a demora dos ônibus , que teriam frota prevista como em dia útil e com gratuidade.
Acompanhe como foi a votação na capital paraense
Veja mais detalhes sobre a votação pela manhã em Belém
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Santinhos jogados em frente ao colégio Augusto Meira, em São Brás, em Belém.
Thiago Gomes / O Liberal
“Jogo Eleitoral”: o que pensam os candidatos a prefeito de Belém
MAIS VÍDEOS SOBRE ELEIÇÕES:
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.