A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) e do Escritório Social, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Conselho Nacional de Justiça, lançou o projeto “Corte & Recomeço”. O curso, voltado para a área da beleza, tem como objetivo capacitar profissionalmente mulheres egressas do sistema prisional, visando promover reintegração social e ampliar as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Além disso, a iniciativa busca fomentar a autonomia financeira dessas mulheres, auxiliando na superação dos desafios enfrentados após a privação de liberdade no Brasil.
O lançamento aconteceu nessa sexta-feira (25), no SENAC Caruaru, e contou com a presença de representantes das instituições parceiras, da vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, e de Evene Moura, que compartilhou seu depoimento de superação após ter sido egressa do sistema prisional. Atualmente, Evene é graduada em Administração e servidora pública.
“Eu fiz um curso que me trouxe muitas oportunidades. Agradeço às instituições que abriram portas para mim, assim como para muitos outros que também prestaram serviço ao município por meio dos convênios com o Patronato Penitenciário. O curso que fiz era excelente, e eu não tinha condições de pagar, mas agarrei a oportunidade que me foi oferecida. Existem pessoas com muito talento, que só precisam de uma chance para mostrar seu potencial, recomeçar e reconstruir suas histórias”, destacou Evene, emocionada.
Para a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, o município tem desempenhado um papel fundamental no incentivo a políticas públicas voltadas para pessoas egressas do sistema prisional. “Diante dos desafios que é administrar uma cidade como Caruaru, vale a pena trilhar o caminho do bem, e estamos aqui para oportunizar. São essas mulheres que fazem a diferença, buscando um novo caminho, um recomeço. Ficamos com o coração aquecido em saber que estamos impactando positivamente a vida das pessoas”, afirmou Dayse.
“Quando falamos da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, falamos também do movimento que nossa gestão tem feito para transformar vidas, junto com nossa equipe e todos os parceiros. O objetivo que nos trouxe até aqui é o mesmo que nos faz pensar, diariamente, em políticas públicas que garantam inclusão social, promoção e transformação de vidas”, concluiu Katiuska Lopes, secretária da pasta.
Sobre o Escritório Social
O Escritório Social faz parte do Programa Fazendo Justiça, que resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). A iniciativa visa acolher, em suas diversas demandas, pessoas egressas, pré-egressas e seus familiares.
Caruaru foi o primeiro município de Pernambuco a receber a iniciativa, que atende pessoas que cumpriram pena no próprio município ou que estejam regressando de unidades prisionais de cidades vizinhas. Os assistidos são atendidos por uma equipe interdisciplinar, ouvidos em suas necessidades primárias e secundárias, e, posteriormente, encaminhados para políticas públicas e serviços.
Foto: Rafael Moreira/Secom PMC