O deputado federal Evandro Leitão (PT) venceu as eleições para prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará, com 50,37% dos votos válidos no segundo turno até o momento. Seu adversário, André Fernandes (PL), obteve 49,63% dos votos.
713.215 eleitores votaram no candidato do PT, apoiado pelo presidente Lula. É a primeira vez que Evandro, de 57 anos, concorre e vence as eleições para o cargo de prefeito da capital cearense. Com isso, ele deixa seu mandato como deputado federal do Ceará. Confira como os eleitores de Fortaleza votaram neste domingo (27):
Votos no segundo turno:
- Evandro Leitão (PT): 715.313 votos (50,37%)
- André Fernandes (PL): 704.533 votos (49,63%)
Conheça um pouco mais sobre os candidatos que disputaram o segundo turno das eleições de 2024 para prefeitura de Fortaleza:
Evandro Leitão (PT)
Evandro Sá Barreto Leitão nasceu em Fortaleza (CE) no dia 16 de abril de 1967 (57 anos). É o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
É formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Tem pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Foi eleito deputado estadual no Ceará nos anos 2014, 2018 e 2022.
Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club desde março de 2008.
André Fernandes (PL)
André Fernandes de Moura nasceu em Iguatu (CE) no dia 10 de dezembro de 1997 (26 anos). Nascido num lar evangélico, seu pai é pastor da Assembleia de Deus e sua mãe é vendedora. Começou na carreira política fazendo vídeos para a internet.
É bacharel em Ciência Política e em Relações Internacionais, e tem pós-graduação em Gestão Pública e em Direito Constitucional, além de ser tecnólogo em marketing.
Em 2018 foi o deputado estadual mais votado do Ceará. Em 2022, concorreu a deputado federal e foi também foi eleito como o mais votado do estado.
Em sua bandeira, está “a defesa da família, os bons costumes, a polícia, o cidadão de bem, a legítima defesa, lutando pela redução de impostos, contra a ideologia de gênero, o aborto, as drogas, o politicamente correto e as inversões de valores”.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.