Cícero Lucena (PP), de 56 anos, atual prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, foi reeleito para mais um mandato com 63,98% dos votos válidos no segundo turno, realizado neste domingo (27). Com 85,78% das urnas apuradas, o resultado é matemático. É a quarta vez que Lucena é eleito como prefeito de João Pessoa. Adversário na disputa, o ex-Ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) obteve 36,01% dos votos.
Lucena e Queiroga chegaram ao segundo turno após conquistarem, respectivamente, 49,16% e 21,77% dos votos no primeiro turno. Apesar das investigações da PF contra a esposa e filha do atual prefeito, Cícero Lucena (PP) obteve resultados previstos nas últimas pesquisas e garantiu mais quatro anos à frente de João Pessoa. O atual vice-prefeito, Léo Bezerra (PSB), também foi reeleito.
Marcelo Queiroga (PL) ficou conhecido ao ser ministro da Saúde durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Conheça um pouco mais sobre os dois políticos que disputaram o segundo turno da capital paraibana:
Cícero Lucena (PP)
Cícero Lucena Filho é natural de São José de Piranhas (PB). Empresário da construção civil, tem 67 anos e iniciou a sua carreira política aos 33 anos, quando foi vice-governador da Paraíba na chapa de Ronaldo Cunha Lima.
Em 1994, Cícero Lucena assumiu o governo após o afastamento de Cunha Lima, sendo o governador mais jovem do estado, com 37 anos. Teve dois mandatos como prefeito consecutivos entre 1997 e 2005. Foi senador em 2007 e 2015. Foi eleito novamente como prefeito de João Pessoa com 53% dos votos válidos em 2020.
Marcelo Queiroga (PL)
Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, natural de João Pessoa (PB), é formado em medicina e tem 58 anos. Quarto ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro, assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19.
Também presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Concorreu nestas eleições pela coligação Pra Mudar João Pessoa de Verdade (PL/Novo), com Sergio Queiroz (Novo) como vice.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.