Grande Recife tem ônibus e metrô de graça para segundo turno das eleições municipais


Em Pernambuco, votação acontece nas cidades de Olinda e Paulista. Mais de 535 mil eleitores estão aptos a votar dos dois municípios. Terminal de ônibus no Grande Recife
Paulo Maciel/Divulgação/Grande Recife Consórcio de Transporte
Os usuários de ônibus e metrô no Grande Recife têm direito a passagem de graça durante a votação do segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27). Na Região Metropolitana, eleitores de Olinda e Paulista vão às urnas novamente para definir os novos prefeitos que vão assumir os cargos em 2025. Mais de 535 mil eleitores estão aptos a votar nas duas cidades (saiba mais abaixo).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O anúncio da gratuidade do transporte coletivo em dia de eleição segue uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 18 de outubro de 2023, e que passou a valer a partir deste ano.
De acordo com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a tarifa zero será garantida para os passageiros de ônibus no horário a partir das 7h, uma hora antes do início da votação, até as 17h30, meia hora depois do fechamento das urnas.
O órgão informou ainda que a gratuidade está garantida apenas para as linhas convencionais. Os serviços opcionais continuam sendo tarifados.
Além disso, a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio vai funcionar das 6h às 18h para registro de denúncias e reclamações. A população pode enviar as queixas por mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos para a Ouvidoria, pelo e-mail [email protected] ou para os telefones 3182.5511 e 3182.5518.
Já a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o Metrô do Recife — que está com a operação suspensa aos domingos para obras de manutenção desde setembro passado — vai funcionar, excepcionalmente, neste segundo turno. O sistema ficará disponível no horário padrão, das 5h às 23h, e durante todo o período a passagem será gratuita.
Segundo turno em Olinda e Paulista
Neste ano, apenas dois municípios terão segundo turno em Pernambuco. Em Olinda, os candidatos que disputam a nova rodada de votação são os candidatos Vini Castello (PT) e Mirella Almeida (PSD). Já em Paulista, os postulantes são Júnior Matuto (PSB) e Ramos (PSDB).
Ao todo, 300.296 eleitores estão aptos a votar nos 102 locais de votação de Olinda, que é o terceiro maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas da capital e de Jaboatão dos Guararapes. Já no município vizinho, são 235.213 aptos a participar da votação, em 82 seções eleitorais.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.