HRJN promove ações no Outubro Rosa para conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, promove uma série de ações voltadas para a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Durante todo o mês de outubro, até o dia 31, a maternidade realiza palestras educativas, rodas de conversa com profissionais da saúde, orientações sobre o autoexame e a importância de fazer exames de rotina, além de consulta com mastologista.

Um dos momentos marcantes da programação foi quando a corredora de rua Maria Josefa da Silva contou seu relato de superação do câncer de mama. “Foi muito importante para mim realizar esse depoimento sobre o câncer, principalmente porque interfere na nossa autoestima. Então, que as mulheres façam a prevenção do câncer de mama, façam o autoexame, principalmente na hora do banho, quando vai se ensaboar. Eu digo sempre para as mulheres que não desanimem, não baixem a cabeça”, afirmou, lembrando ainda da importância dos exercícios físicos e dos exames de rotina para prevenção.

Maria Josefa esteve acompanhada da família, inclusive do esposo José Evanildo, que é pintor no HRJN. Ele destaca que a participação dos homens é fundamental na discussão do Outubro Rosa. “É necessário estar por dentro dos eventos porque você não sabe o que pode acontecer com sua família: uma filha, uma irmã, uma mãe, a sua própria esposa. Participando do evento, vai ter um conhecimento de como lidar e como ser um apoio para alguém da família”, incentivou.

“A campanha do Outubro Rosa é um lembrete importante para todas as mulheres sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Por isso, levamos para nossas pacientes, colaboradoras e toda a população feminina informações importantes sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, reforçando o compromisso da unidade com a saúde das mulheres”, afirmou Dayvid Epifanio, diretor-geral do HRJN.

A programação também ofertou ultrassom endovaginal, ultrassom das mamas, ventosaterapia e auriculoterapia, além de inserção de DIU (dispositivo intrauterino). Para o DIU, é necessário procurar a unidade de saúde básica mais próxima e agendar através da regulação.

Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Foto: Divulgação/Ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.