Em Palmares, na Zona da Mata Sul, nível do Rio Santo Antônio subiu 6 metros e água invadiu casas. Segundo a Defesa Civil, 2.862 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no estado. Veja os transtornos após fortes chuvas em Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco
Diversos municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco enfrentam os transtornos após fortes chuvas que atingiram a região (veja vídeo acima). Em Palmares, uma cratera de 6,5 metros de largura se abriu no mercado público da cidade, que está interditado desde sexta-feira (7).
📲 Compartilhe no WhatsApp
O local estava cheio no momento do acidente, que quase levou parte da parede do mercado. “Quando eu entrei no estabelecimento, escutei o estrondo lá atrás. Fiquei nervoso e liguei para a Defesa Civil”, disse o feirante Tiago Ramos.
Além dele, outros 10 vendedores de carnes, frutas e verduras passaram a trabalhar em barracas improvisadas pela prefeitura na parte de fora do mercado, no lado oposto ao buraco.
Buraco de mais de seis metros foi aberto pela chuva em Palmares
Reprodução/TV Globo
Esses transtornos aconteceram quando o Rio Santo Antônio, que passa pelo município, subiu seis metros. Além de invadir as casas, a água também destruiu parte de uma ponte que dá acesso, a partir de Palmares, a distritos da zona rural, como Santo Antônio.
Restou uma parte da estrutura de concreto, mas os carros não conseguem passar pelo local. Apenas pedestres, ciclistas e motociclistas. Os moradores que precisam ir a hospitais, mercados e outros compromissos, precisam encontrar outra forma de se locomover.
“Conseguimos ir para Xexéu, mas estamos totalmente isolados. […] A gente traz as coisas de carro de mão”, disse o comerciante Gilvan Gilvêncio.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: rio transborda em Belém de Maria
Fortes chuvas causam transtornos em Água Preta
Segundo a Defesa Civil do estado, 2.862 pessoas foram atingidas pelas chuvas. Dessas:
2.447 estão desalojadas;
415 estão desabrigadas.
Ponte que liga o centro de Palmares a outros distritos ficou com um buraco
Reprodução/TV Globo
Em Palmares, as famílias desalojadas estão abrigadas em um colégio municipal. Segundo a Defesa Civil do município, não há previsão para a reconstrução da ponte.
“A gente está se organizando para pedir um auxílio ao estado, porque, infelizmente, não temos a condições de fazer sozinhos”, declarou Tonivaldo Brasil, coordenador da Defesa Civil de Palmares.
Situação de emergência
O governo do estado decretou situação de emergência em 15 cidades da Zona da Mata Sul que foram afetadas pelas fortes chuvas. O decreto foi publicado no Diário Oficial e vale por 60 dias. Além disso, Pernambuco liberou R$ 1,34 milhão para benefícios emergenciais nesses municípios:
Água Preta;
Barreiros;
Belém de Maria;
Catende;
Cortês;
Jaqueira;
Joaquim Nabuco;
Maraial;
Palmares;
Primavera;
Quipapá;
Rio Formoso;
São Benedito do Sul;
São José da Coroa Grande;
Xexéu.
O estado também afirmou ter solicitado o envio de mantimentos e produtos de primeira necessidade ao governo federal.
Participe da comunidade do g1 PE no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Quase 3 mil moradores fora de casa, cratera em mercado público e ponte destruída: veja transtornos após chuvas no interior de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.