Poupança é o tipo de investimento mais popular entre os brasileiros


Modalidade tem rendimento maior em cooperativas de crédito como o Sicredi. Remuneração da poupança é maior em cooperativas de crédito porque o associado recebe participação nos lucros, diz Maiara Martini
Arquivo/Sicredi das Culturas RS/MG
Em 2023, 37% dos brasileiros realizaram investimentos em produtos financeiros. A expectativa é que o número suba para 41% até o final de 2024. Os dados são do 7º Raio X do Investidor Brasileiro, levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha.
De acordo com o estudo, a caderneta de poupança continua sendo o instrumento mais popular, utilizado por 68% dos investidores – o equivalente a 25% da população total do país. Praticidade, segurança, estabilidade e facilidade para resgatar o dinheiro aplicado são alguns dos fatores que colaboram com a popularidade da modalidade.
A assessora de investimentos da Sicredi das Culturas RS/MG, Maiara Martini Furtado, explica que o cenário atual, marcado pelo aumento da taxa de juros, é ideal para investimentos de renda fixa, como a poupança. “Quando a Selic for igual ou menor que 8,5% ao ano, que é a situação atual da nossa economia, a rentabilidade da poupança é 70% da Selic. Quando a taxa de juros está acima desse patamar, ela rende 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR)”, afirma.
Quem investe na poupança por meio de cooperativas de crédito como o Sicredi conta com a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito e consegue ter ainda mais rentabilidade. “A poupança rende mais, porque o associado recebe participação nos lucros pelo saldo médio que possui na Instituição Financeira Cooperativa. Além disso, o valor poupado é reinvestido na região, fortalecendo a economia local”, destaca Maiara.
Acesse o site da Sicredi das Culturas RS/MG e conheça os benefícios de investir com a cooperativa
Além de ser um produto financeiro de baixo risco, com liquidez e remuneração garantidas, a poupança se destaca por conta de suas facilidades e vantagens em relação a outros tipos de investimentos. Entre elas, estão a isenção do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoa física.
Outro diferencial é a possibilidade de começar com montantes pequenos. Com apenas R$ 20, por exemplo, associados Sicredi já podem começar a poupar. É possível contratar o serviço pelo aplicativo, via internet banking ou diretamente em uma das agências da cooperativa de crédito.
Os aportes para ampliar o valor investido podem ser realizados de acordo com as preferências de cada investidor. É possível fazer aplicações mensais, esporádicas ou até agendar depósitos programados para períodos específicos.
Para Maiara, a poupança é uma excelente alternativa para criar uma reserva de dinheiro, principalmente se o objetivo for poupar para conquistar sonhos ou guardar fundos para lidar com imprevistos. “Cuidar do futuro é construir uma reserva financeira. Por ser um investimento com liquidez, o dinheiro da poupança estará disponível para o investidor quando ele precisar”, finaliza a especialista.
Siga a Sicredi das Culturas RS/MG nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades
Adicionar aos favoritos o Link permanente.