Fortaleza e Caucaia terão reforço de tropas federais no 2º turno das eleições


No primeiro turno, 26 municípios cearenses receberam reforço de tropas federais para segurança durante dia das eleições. Fortaleza terá reforço de tropas federais para o 2º turno.
Sistema Verdes Mares
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (22), o apoio de tropas federais no segundo turno das eleições em Fortaleza e Caucaia. No primeiro turno, 26 municípios cearenses receberam reforço de tropas federais. As duas cidades vão receber agentes para reforçar a segurança.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A decisão foi por unanimidade, no âmbito de dois processos. A legislação eleitoral prevê a possibilidade do apoio das Forças Armadas à votação, tanto em relação à logística quanto ao reforço da segurança.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação.
Entenda como o voto útil pode influenciar no 2º turno
No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros.
LEIA MAIS:
26 municípios cearenses devem receber reforço de tropas federais para segurança durante dia das eleições
No próximo domingo, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Apenas em Fortaleza são 1.821.382 eleitores aptos a votar; em Caucaia, 245.560 eleitores.
Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.