Mesmo sabendo dos efeitos negativos de trabalhar demais por muito tempo e sem uma pausa, pode ser difícil sair do ciclo de sobrecarga e aprender a descansar. Se a falta de descanso está ligada a uma tentativa de lidar com traumas através de uma rotina exaustiva, pode ser necessário uma mudança de mentalidade.
A falta de tempo para descanço pode dificultar o reabastecimento mental e físico, levando a problemas na funcionalidade do corpo e da mente.
Corpo e mente trabalhando juntos
As emoções podem influenciar nas respostas imunes do corpo a partir do estado mental e a consequente liberação de hormônios.
A conexão entre nossas emoções e o sistema imunológico é mais próxima do que imaginamos. O estresse, por exemplo, pode ter efeitos negativos na saúde, enfraquecendo nosso sistema imunológico e aumentando a suscetibilidade a doenças.
No entanto, emoções positivas e práticas saudáveis de gerenciamento de estresse podem melhorar nossa saúde física e mental, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando nossa capacidade de combater doenças.
De forma esquemática, acontece assim: as vivências da vida (que variam de acordo com as características e estados psicológicos) ativam o seu Sistema Nervoso Central junto com a sua resposta hormonal e realizam uma mudança comportamental. Esse movimento influencia o sistema imunológico, provocando mudanças e gerando uma maior susceptibilidade à doença.
Tanto o estresse como a ansiedade são processos químicos naturais do organismo. São necessários para preparar o organismo na resposta para situações adversas.
Não ignore os sinais
Alguns sinais de que você precisa descansar podem incluir:
- Cansaço constante, mesmo após dormir “o suficiente”;
- Dificuldade em se concentrar em tarefas ou conversas e baixa retenção de informações;
- Sistema imunológico enfraquecido, como adoecer com frequência ou demorar para se recuperar;
- Mudanças frequentes de humor.
Especialistas concordam que passar tempo na natureza é uma forma de promover a cura da mente e do corpo.
Você precisa descansar. E agora?
Identificar a necessidade de descanso é um primeiro passo importante, mas agir com base nisso é essencial.
A consciência é uma etapa inicial importante. Ela ajuda você a aprender a linguagem do corpo, escutar e sintonizar as sensações, emoções, batimento cardíaco, respiração, e aprender o que esses sinais significam e como eles se traduzem em padrões de desconforto ou conforto.
Para começar a construir práticas de calma, incorpore pequenos momentos de descanso ao longo do dia, como respirações profundas ou pausas rápidas longe da tela para se reajustar.
Estabeleça um hábito, como uma caminhada semanal na natureza, e estabeleça limites no trabalho para criar espaço para relaxar e descansar.