Este ano, 770 cartinhas estão disponíveis para apadrinhamento até 29 de novembro; ao todo, seis instituições da cidade serão atendidas pela ação. Completando 23 edições em 2024, ação teve apenas uma pausa em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Comboio do Bem em Juiz de Fora, foto de arquivo
Hugo Keyler Ferreira/Comboio do Bem
Faltando dois meses para o Natal, já começam a surgir as campanhas de arrecadação de alimentos e presentes para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Um desses projetos tradicionais em Juiz de Fora é o Comboio do Bem, organizado pelo Corpo de Bombeiros, Samu, forças de segurança da cidade e voluntários.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
👉 Este ano, 770 cartinhas estão disponíveis para apadrinhamento até 29 de novembro. (Veja mais abaixo como adotar uma). Além disso, a iniciativa planeja arrecadar 35 mil fraldas e 25 cadeiras de rodas.
Ao todo, seis instituições de Juiz de Fora serão atendidas pela ação: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/JF), Institutos Bruno, Instituto Vitória, IMEEP, Escola Estadual Maria das Dores e o Educandário Carlos Chagas.
Segundo o idealizador do evento, William Boy, o projeto Comboio do Bem também traz algumas novidades este ano, como um espaço físico no Centro da cidade, onde as pessoas podem ir para adotar as cartinhas ou outros materiais. A loja oficial está localizada no 2º piso do Mister Shopping, na Rua Mr. Moore, número 70.
Além dessa novidade, no dia 28 de novembro acontecerá uma noite de stand-up com Renata Said, Evelyn Mayer, Diógenes e Flávio, no espaço do Terrazzo. A renda será revertida para o Comboio do Bem. O projeto também conta com um prato que será vendido no restaurante Poleiro do Galo, com parte da arrecadação destinada às crianças.
No dia 6 de dezembro, todos os presentes serão levados por um grande comboio de veículos, formado por motos, viaturas e caminhões de órgãos das esferas municipal, estadual e federal.
A saída será do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, no Centro de Juiz de Fora, a partir das 8h. O comboio seguirá até a festa organizada para a entrega dos presentes às instituições, que acontecerá na quadra do 17º Batalhão Logístico Leve do Mth, localizado na Rua General Deschamps Cavalcanti, n.º 210, no Bairro Fábrica.
Como participar?
💌 Os interessados em adotar as cartinhas devem entrar em contato com a organização do Comboio do Bem pelo Facebook ou pelo telefone (32) 9 9965-8095. Também é possível visitar o ponto físico no Mister Shopping.
A maioria dos pedidos das crianças inclui itens como brinquedos, roupas, tênis, mochilas, bonés, fones de ouvido, caixinhas de som e material escolar.
Conforme a organização, para aqueles que não têm tempo para comprar os presentes, há a opção de fazer uma doação em dinheiro por PIX no número 85230162600 (William da Mata Pimentel), e a equipe se encarregará de comprar os presentes. William informou que, normalmente, a média de gasto por cartinha é de R$ 70.
Cronograma da ação no dia 6 de dezembro:
7h — Café da manhã e briefing na sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais.
8h — Deslocamento para a primeira parte da ação.
8h30 — Levar os presentes para a Escola Estadual Maria das Dores.
11h — Festa onde as instituições Instituto, APAE, Bruno, Instituto Vitória e Educandário Carlos Chagas receberão os presentes.
16h — Término.
Comboio do Bem leva alegria há 23 anos
Comboio do Bem em Juiz de Fora, foto de arquivo
Comboio do Bem/Divulgação
Em 2000, a iniciativa começou após William ler uma notícia sobre a dificuldade de arrecadação nas campanhas de Natal em Juiz de Fora. Naquele momento, ele decidiu adotar 30 cartinhas de diferentes crianças e desenvolver o projeto. Completando este ano 23 edições, a ação teve apenas uma pausa em 2021, devido à pandemia de Covid-19.
Atualmente, cerca de 100 pessoas estão envolvidas no dia da ação, incluindo os voluntários que auxiliam na entrega dos presentes.
O idealizador do Comboio do Bem destaca a importância de iniciativas de doações no Natal, pois muitas crianças da cidade só recebem esses presentes ao longo do ano.
“O sorriso de uma criança, jovem ou adulto, que de sua maneira especial nos presenteia, faz com que tenhamos a certeza de que quem ganha o maior presente somos nós. Este é o verdadeiro espírito do Natal”, diz William.
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes