As formigas tanajuras têm invadido vários bairros do Rio de Janeiro. O fenômeno chamado de “voo nupcial” ocorre especialmente depois da temporada de chuvas, aproveitando que o solo está úmido para construírem novos ninhos.
Após o período de chuvas, a espécie busca acasalar e formar os ninhos. As tanajuras fazem o acasalamento durante o voo e, depois do ato, as fêmeas perdem as próprias asas e procuram um lugar seguro no solo para procriar.
O acasalamento das formigas tanajuras ainda carrega um fato triste para a espécie. Isso por que durante o acasalamento, os machos, que possuem um abdômen arredondado, acabam morrendo de exaustão após o ato.
No Rio de Janeiro, moradores de alguns bairros compartilharam na internet imagens de tanajuras. Apesar disso, as formigas são inofensivas. “As tanajuras costumam aparecer no período da noite. Elas são atraídas pelas luzes das casas. A melhor forma de retiradas é usando uma vassoura e uma par”, disse o biólogo Cesar Favacho ao portal Folha de Pernambuco.
O que são as formigas tanajuras?
As formigas tanajuras são rainhas da espécie das saúvas – nome comum para espécies do gênero Atta – , chegando até 30-35mm de comprimento. As colônias das formigas tanajuras podem chagar a ter cinco milhões de indivíduos.