Demanda aumenta no Hospital Bethesda e repasse da Trimania ajuda a custear atendimento

Trimania; Hospital Bethesda

O Hospital Bethesda viu um aumento de mais de 21% no número de atendimentos diários em 2024, acolhendo pacientes de Joinville e região, com suporte essencial da Trimania para manter os serviços – Foto: Divulgação

Um dos principais hospitais da maior cidade de Santa Catarina, o Hospital Bethesda atende a pacientes de Joinville, mas também abraça a demanda de outras cidades da região Norte. De acordo com o médico e diretor técnico Lúcio Slovinski, a média de atendimento aumentou consideravelmente neste ano. Em 2023, a média de atendimento diário era de 494 pacientes e, neste ano, saltou para 602, um crescimento de mais de 21%.

Além de Joinville, a unidade hospitalar atende a pacientes de Garuva, Araquari, Itapoá, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Barra Velha e São João do Itaperiú.

“A cada crescimento no atendimento de pacientes SUS, aumenta o custo do serviço e consequentemente aumenta o prejuízo, porque o valor pago pelo SUS não paga o valor do procedimento. Essa diferença o hospital precisar correr através de outras fontes de recursos, como doações, emendas parlamentares e principalmente o apoio e aporte da Trimania, que ajuda a suportar o custeio dos serviços ao SUS”, explica.

Slovinski ressalta, ainda, que essa parceria com repasses mensais permite ao hospital melhorar e aumentar a oferta de serviços imprescindíveis para a saúde da população.

“Quando um hospital pode contar com esse apoio, é muito mais seguro planejar o futuro e, gradativamente, aumentar a sua oferta de serviços à população, não só de Joinville, como de toda a região”, destaca.

Trimania; Hospital Bethesda

A epidemia de dengue prevista para novembro deve impactar diretamente os atendimentos no Hospital Bethesda, que já se prepara com o apoio financeiro da Trimania para enfrentar a alta demanda – Foto: Hospital Bethesda/Divulgação

Atualmente, conforme explicado pelo diretor técnico, o hospital tem uma grande procura pelos seus serviços. Os principais dados de atendimento são:

  • Pronto atendimento: 6.812 atendimentos por mês;
  • Ambulatório de especialidades: 4.100 pacientes atendidos por mês;
  • Centro cirúrgico: 800 cirurgias realizadas por mês.

A epidemia de dengue, que gerou uma onda de atendimentos no setor público de saúde, deve voltar a preocupar a cidade em novembro, conta o médico. “Está previsto pela Vigilância Epidemiológica que a partir de novembro seremos afetados por uma grande onda de dengue, o que novamente irá impactar diretamente nos atendimentos, superlotando as enfermarias e o pronto atendimento”, projeta.

Apesar disso, Slovinski afirma que a certeza dos recursos destinados pela Trimania é fundamental para planejar as ações. “Quando se tem a garantia do suporte financeiro, o hospital consegue se planejar, nos preparamos para contratar mais médicos, mais enfermeiros, estocar materiais e medicações, a fim de entrarmos fortes e seguros para cruzar o período de epidemia”, garante.

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