Chuva dos últimos dias ‘arrastou’ os resíduos que são jogados pelas ruas da cidade até a água. Limpeza já dura três dias, com a retirada de 14 caminhões de lixo e entulho
Edijan Del Santo/EPTV
O lixo jogado pela população nas ruas de Piracicaba (SP) nos últimos dias tem sido arrastado pela chuva até o cartão postal da cidade, o Rio Piracicaba. Uma ação de limpeza que tem durado três dias retirou 15 caminhões de lixo, entulho e mais materiais até a manhã desta quinta-feira (24).
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve em um dos locais de acumulo onde a retirada dos resíduos tem acontecido, ao lado do Elevador do Mirante. Os moradores que passam pelo local falam sobre a necessidade de ação da administração da cidade mas também da conscientização das pessoas em não jogar lixo.
Ao todo, até o momento, foram retirados 15 caminhões cheios de resíduos irregulares, garrafas, isopor, madeira e até uma bola de futebol. Os materiais são levados para descarte no bairro Campestre.
Limpeza no Rio Piracicaba; foram retirados 15 caminhões de lixo em três dias de ação
Edijan Del Santo/EPTV
O auxiliar de loja Lucas Marques comenta que a presença do lixo é prejudicial à saúde do rio e do ecossistema.
“Piora a saúde do rio, dos peixes, dos animais que se alimentam aqui, a sujeira afeta eles. E a gente também, que têm um rio feio ao olhar. A cidade é conhecida pelo rio e ele nessa situação, mal cuidado”
A água do rio não é a única com acúmulo de lixo. A margem também sofre com resíduos descartados de forma irregular, como papelão, copos plásticos, pedaços de placa e restos de poda.
A assistente administrativa Samaris Alves conta que ela e outras pessoas fazem catação do lixo que fica às margens do rio, de forma voluntária.
“É comum eu fazer essas aqui ações por aqui, e não só eu. Eu venho com saco e luva e tiro, porque eu uso esse espaço. Penso que isso deve ser uma questão em conjunto”, diz Samaris.
Foram retirados 15 caminhões de lixo em três dias de limpeza no Rio Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba