Formigas tanajuras aparecem no Rio e Região Metropolitana; caso está relacionado com reprodução, diz biólogo


Biólogo Jarbas Marçal de Queiroz, que é professor da UFRRJ afirma que a aparição das formigas é comum nesta época do ano. Formigas tanajuras aparecem no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana
Moradores de bairros do Rio de Janeiro e de Niterói, na Região Metropolitana, têm flagrado milhares de formigas tanajuras nos últimos dias. Algumas pessoas chegaram a presenciar revoadas das formigas. Outras encontraram os bichos mortos.
O biólogo Jarbas Marçal de Queiroz, que é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) afirma que a aparição das formigas é comum nesta época do ano. Segundo ele, o meio ambiente neste período favorece o surgimento.
“Essa combinação de chuva com temperatura elevada é o período da revoada das saúvas. Então o ninho produz formigas aladas, que são as rainhas, e os machos voam. As rainhas são fecundadas e vão formar novas colônias. Elas caem no chão, cortam as asas, se livram delas e vão começar a cavar para formar novas colônias”, afirmou o biólogo.
Ele disse ainda que a farofa feita com as tanajuras não oferece risco para a saúde.
Garis limparam a areia, que ficou tomada de formigas tanajura
Reprodução/ TV Globo
Na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, um vídeo que circula na internet mostra a areia tomada por formigas. Garis limparam o local.
Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, as formigas apareceram nas casas e quintais. Em Realengo, os moradores contam que viram verdadeiras revoadas.
Na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana, elas também foram vistas se escondendo nas areias.
Formigas tanajura invadiram casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio
Reprodução/ TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.