Ao chegarmos ao final de mais um ciclo à frente da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, é momento de refletir sobre as conquistas e avanços que marcaram nossa gestão.
Com um compromisso firme de interiorização e valorização da advocacia, conseguimos implementar diversas ações que fortaleceram nossa classe e melhoraram o acesso à justiça em nosso estado.
Um dos principais focos foi a interiorização dos serviços da OAB de Santa Catarina, garantindo que advogados e advogadas de todas as regiões do Estado tivessem acesso a recursos e apoio, além de fazer com que todos se sentissem pertencentes ao Sistema OAB.
Estabelecemos uma boa interlocução com todos os poderes, o que resultou em conquistas importantes junto ao Governo do Estado, Legislativo e Judiciário. Com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), tivemos o aumento no número de varas judiciais e a criação de oito varas federais foram marcos que contribuíram para a celeridade dos processos e a melhoria do sistema judiciário.
Além disso, conseguimos a nomeação de mais servidores e juízes para a justiça estadual, o que é fundamental para atender a demanda crescente da população.
Em mais uma demonstração de nossa excelente interlocução junto ao Governo e TJSC, tivemos o aumento significativo na tabela da advocacia dativa, em mais de 66%, representando um reconhecimento justo do trabalho dos profissionais que atuam em defesa dos mais necessitados, além de cumprir o nosso compromisso de lutar por mais honorários no bolso dos advogados e advogadas.
A valorização da jovem advocacia também foi uma prioridade em nossa gestão. Implementamos programas e eventos que incentivaram a participação dos novos profissionais, além de manter os 50% de desconto na anuidade aos jovens advogados, nos cinco primeiros anos, diminuindo a carga financeira sobre os advogados em início de carreira.
O número recorde de eventos de capacitação e aperfeiçoamento jurídico realizados durante nossa gestão é um reflexo do nosso compromisso com a formação contínua e a excelência na advocacia.
Os investimentos em infraestrutura também foram significativos. Inauguramos e reformamos sedes de subseções; criamos novas salas de apoio à advocacia, que oferecem um espaço adequado para o exercício da profissão.
Hoje, a advocacia de Santa Catarina possui escritórios compartilhados em todas as subseções do estado, com estações de trabalho equipadas com computadores, impressora, salas de reuniões e atendimento ao cliente e tecnologia para a realização de videoconferência e audiências on-line.
Além disso, implementamos parlatórios virtuais em todas as unidades prisionais e socioeducativas de Santa Catarina, garantindo que os advogados possam realizar atendimentos com dignidade e segurança.
A presença da OAB nas delegacias de polícia, com a criação de salas específicas, e a implementação de delegacias especializadas em crimes virtuais foram passos importantes no combate a fraudes e na proteção da advocacia.
Essas ações demonstram nosso compromisso em garantir um ambiente seguro e ético para todos os profissionais da área, que resultaram na aprovação de 80% de nossa gestão, pela advocacia de Santa Catarina.
Ao encerrar esta gestão, olho para trás com orgulho das conquistas alcançadas e com a certeza de que o trabalho realizado foi em prol de uma advocacia mais forte e unida.
Sinto uma alegria e orgulho imensos em ter sido a primeira mulher eleita a presidir a Seccional catarinense, mas me sinto ainda mais lisonjeada por todo o trabalho realizado. Apesar de tantos avanços, sabemos que a trajetória para nós, mulheres, é sempre mais difícil, mas encerro minha jornada à frente da Ordem com a certeza de dever cumprido.
Agradeço a todos os advogados e advogadas que me apoiaram e acreditaram nessa missão. Juntos, construímos um legado que certamente beneficiará as futuras gerações da advocacia em Santa Catarina.
Obrigada a todos que fizeram parte dessa jornada!
Cláudia Prudêncio. Presidente OAB/SC. Gestão 2022-2024.