Os moradores de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, já podem imprimir o carnê do IPTU 2025 (Imposto Predial Territorial Urbano). O imposto pode ser pago em parcelas ou em cota única, inclusive com desconto para quem quitar o carnê nos primeiros meses do ano.
De acordo com a prefeitura, os pagamentos em cota única feitos até 15 de fevereiro recebem 10% de desconto. Já quem pagar em cota única até 15 de março também recebe abatimento no valor total, mas de 8%. O desconto é válido apenas para o IPTU, sem desconto na taxa de lixo.
Quem optar pelo parcelamento, por sua vez, pode pagar em até oito vezes, nesse caso, sem desconto. É possível ter acesso aos boletos por meio do site da prefeitura de Joaçaba, na aba IPTU Online, com dados como CP ou CNPJ do proprietário do imóvel.
Como é definido o valor do IPTU em Joaçaba
A base de cálculo do IPTU é o valor venal dos imóveis, que leva em consideração o tamanho, a localização e a topografia do terreno, além da área edificada, sua estrutura, padrão, entre outros critérios.
O valor do imposto é definido através da multiplicação do valor venal do imóvel pela respectiva alíquota, que é definida em Lei Municipal. O reajuste para 2025 foi de 4,84%, segundo o município.
Quem tem direito à isenção, pode fazer o pedido juntamente com toda a documentação obrigatória até o dia 15 de abril (1º vencimento parcelado), no setor de Tributação da prefeitura.
Conforme a legislação, são considerados isentos os portadores de deficiência física ou mental grave e irreversível, sendo proprietários de um único imóvel, destinado à sua própria moradia, com área construída de até 100m² e que recebam até três salários mínimos mensais.
Também são isentos os aposentados e pensionistas proprietários de um único imóvel destinado à sua moradia, com área construída de 50m², com renda de até dois salários mínimos.