O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas para este sábado (18), sendo um de “perigo” e outro de “perigo potencial”. Os avisos sobre precipitações abrangem São Paulo, Minas Gerais e outros 20 estados.
Além disso, o Inmet também emitiu um alerta para onda de calor no Rio Grande do Sul. Confira a previsão completa:
Chuvas em quase todo o país
O alerta amarelo, de “perigo potencial”, estima precipitações de 20 a 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 km/h e 60 km/h.
Ele engloba os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
O Instituto alerta para risco de ventos intensos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A recomendação é, em caso de rajadas de vento, que a população evite o abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e nem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Onde deve cair mais chuva?
O Inmet também emitiu um alerta laranja, de “perigo”, para chuvas intensas em algumas regiões específicas. Eles valem para os estados de Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins.
Para esses estados, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) em algumas áreas.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É recomendado ter atenção redobrada e cuidados com a segurança.
Onda de calor no RS
Enquanto chove em algumas regiões do Brasil, o Sul vai continuar sob a onda calor que afeta a região desde o início da semana.
A previsão é de calor intenso no oeste do Rio Grande do Sul, regiões de fronteira com a Argentina, e também no sul de Mato Grosso do Sul, com a temperatura 5ºC acima da média local.
Em Porto Alegre, o tempo pode dar uma refrescada por conta das chuvas, com máxima de 31ºC. A chuva também deve dar uma amenizada no calor de Campo Grande, onde a máxima é de 24ºC.