![](https://s2-g1.glbimg.com/p8J3wH1eEADcTfTQnOfUPszkY7E=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/8/BAncUMRzu45AA3B3QcUg/design-sem-nome-11-.png)
Vazão do rio Jequitinhonha, que passa pelas cidades de Itapebi e Belmonte aumentará, nesta sexta-feira (17) e sábado (18). Usina Hidrelétrica Itapebi (UHE)
Neoenergia Coelba
A Usina Hidrelétrica Itapebi (UHE) anunciou que a vazão media diária do rio Jequitinhonha, que passa pelas cidades de Itapebi e Belmonte, no sul do estado, aumentará, nesta sexta-feira (17) e sábado (18), em virtude das fortes chuvas que atingem a região nesta semana.
Por causa disso, as estimativas são superiores a 2.000 m³/s. De acordo com a hidrelétrica, a medida faz parte do Programa de Relacionamento entre a usina e as defesas civis dos municípios.
A UHE enfatizou que está atenta às ocorrências climáticas e que qualquer alteração será compartilhada com os órgãos competentes. A hidrelétrica reforçou ainda que sua operação é a fio d’água, isto é, seu reservatório tem uma capacidade limitada de acúmulo de água: o volume de água que chega ao seu reservatório é o mesmo que sai.
A usia segue os padrões de operação e de segurança e segue a gestão de programação do Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pelo gerenciamento do sistema elétrico brasileiro.
Segundo a prefeitura de Itapebi, o horário da vazão é feito de acordo com o volume do lago e deveria acontecer às 16h desta sexta. O recomendado é evitar áreas de risco e não ficar próximo ao rio Jequitinhonha.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia