Thera Blue apresenta “Azul” em Caruaru, sua cidade de origem; show é gratuito

Artista da música pernambucana autoral brasileira, Thera Blue faz show na cidade onde nasceu, Caruaru (Agreste de Pernambuco), na Galeria Ed Bernardo (endereço: Sítio Barra de Taquara, sem número – bairro Alto do Moura), dia 14 de setembro, às 16h30, com entrada gratuita. O cantor e compositor apresenta “Azul” — com canções da sua autoria, entre elas as do EP de mesmo nome —, juntamente com a banda que o acompanha. Vale destacar que a iniciativa tem como objetivo ocupar e movimentar a comunidade periférica caruaruense, na zona rural. (conheça @therablue – bit.ly/4cIyqj3 e o local @galeriaedbernado – bit.ly/4e4QGo8).

A celebração no espaço — galeria de artes — traz para a abertura os serviços do Metal Beer (gastronomia de Caruaru), a partir das 13h, seguido por uma roda de conversa sobre arte, música, cultura e educação (facilitação do próprio artista), às 16h, e apresentação de Thera Blue. Para ir ao local é disponibilizado transporte gratuito, de Toyota, saindo por trás da rua do Grande Hotel (rua José Pedro Maurício de Santana) às 14h e às 15h. A programação dispõe de ações de acessibilidade, como intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais) e infraestrutura acessível.

A banda é formada por Olegário Lucena (guitarra), também na direção musical, Thiago Melo (bateria), Marcelo Moraes (contrabaixo) e Ana Paula Marinho (percussão). A artista Raquel Santana, de Caruaru, participa do show.

“Azul é um show vermelho, quente e que grita por esse lugar que nos querem fora, a arte. Fala de tempo, de hoje, de amanhã e dos sonhos que ainda estão vivos e pulsantes em cada um de nós. Cantar em Caruaru significa se conectar com o solo ancestral e aterrar”, resume Thera Blue.

O encontro no Alto do Moura tem a direção executiva de Olegário Lucena (natural de Taquaritinga do Norte – Agreste de Pernambuco), a produção de Kelly Moura (de Caruaru) e a assessoria de imprensa do comunicador social/jornalista Daniel Lima, nascido em Caruaru e radicado no Recife. O projeto foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG), com o apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via LPG direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

O show mais recente de Thera Blue, inclusive, ocorreu em Caruaru, pelo Festival Pernambuco Meu País, no dia 9 de agosto, na Estação Ferroviária (palco País da Música), situada no centro da cidade.

“Azul foi elaborado com composições próprias e outras em parceria com compositoras do Agreste pernambucano. Uma nova fase musical de Azul nasce, com novidade na sonoridade, além das letras que refletem questões como nostalgia, amores e cotidiano pós-pandêmico. Ao mesmo tempo em que vivemos a calmaria do azul, também temos momentos de explosões vermelhas e viscerais, entregues ao amor e à raiva como pulsão criativa e transformadora”, ressalta.

O EP “Azul” é do ano de 2022 (disponível nas plataformas digitais), composto por três músicas, uma delas — “Memória Ruim” — com a voz/participação da artista Nega Azevedo, de Caruaru. “To de Cara” abre a obra musical, trazendo na sequência “Aquela Canção”.

Thera Blue está em processo de conclusão do disco “Belê”, seu quarto álbum solo. Uma das faixas tem a participação de Almério, da cidade de Altinho (Agreste pernambucano) e a previsão de lançamento do álbum é para 2025.

Carreira artística

O CD de estreia de Thera Blue foi o “Ser Tão Psicodélico” (2002), selecionado na ocasião para “A Nova Safra da MPB”, do Sesc São Paulo. Seguiu adiante com o disco “Thera Blue” (2008). A terceira obra é o DVD “Eu Nunca Disse Que Sabia” (2013), gravado ao vivo e com a presença , em uma das músicas, do percussionista olindense Toca Ogan, que foi um dos criadores do movimento manguebeat tocando com Chico Science na Nação Zumbi. Em 2020, o artista independente lançou o single e o clipe da canção “Recados”, que teve a presença do artista Isaac Maia (parceria de composição), do ator Ítalo Martins e da cantora, compositora e atriz Gabi da Pele Preta, sendo todo mundo de Caruaru.

Thera Blue também reúne vivências no São João de Caruaru (palco Azulão), no projeto “Lucrécia e a Casa de Bonecos” com a banda Zé do Estado e na direção musical de Anderson do Pife, além da concepção e execução audiovisual de Taciano Valério, ainda sem previsão de lançamento.

Para além da música, esteve também no cinema, com suas canções na trilha sonora do longa-metragem “Ferrolho” (2013), de Taciano Valério, e a atuação em Pingo D’água (2014), do mesmo diretor.

Serviço

Thera Blue em Caruaru com o show “Azul”

Data: 14 de setembro de 2024

Local: Galeria Ed Bernard (endereço: Sítio Barra de Taquara, sem número – bairro Alto do Moura)

Horário: 13h (início da programação)

Entrada: gratuita

Transporte gratuito: Toyota sai por trás da rua do Grande Hotel (rua José Pedro Maurício de Santana), às 14h e às 15h.

Programação

13h – abertura do espaço com o Metal Beer (gastronomia – conheça o serviço @metalbeerbar bit.ly/3AJxvSd)

16h – roda de conversa com Thera Blue

16h30 – show

 

Foto: Rogério Alves

The post Thera Blue apresenta “Azul” em Caruaru, sua cidade de origem; show é gratuito first appeared on Folha de Caruaru.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.