Chuva forte provoca alagamentos e causa prejuízos em Feira de Santana e outras cidades

Serrinha e Ipirá estão entre os municípios afetados pelo temporal. Chuva causa alagamentos em bairros de Feira de Santana
deve trazer grandes volumes de chuva para a B por pelo menos quatro dias.
As chuvas que atingiram diversas cidades baianas, sobretudo a partir da tarde desta sexta-feira (10), deixaram ruas e avenidas alagadas em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado. Não há registro de desabrigados, nem ocorrências graves.
No bairro Gabriela, um canal transbordou e invadiu um imóvel, onde funciona uma igreja. A água desceu a rua como uma correnteza, assustando os moradores, que reclamam também do forte mau cheiro. Moradores também relataram falta de luz em vários bairros da cidade, como Ponto Central, São João e Queimadinha.
A Prefeitura de Feira de Santana informou que as equipes da Defesa Civil e outros órgãos municipais estão de prontidão para atender às demandas. Os pedidos de ajuda em casos de emergência devem ser feitos pelo telefone 156.
Outras cidades 🌧️
Temporal alaga ruas e invade casas no município de Ipirá
O temporal a causou alagamentos e transtornos também para os moradores de Ipirá, a cerca de 210 km de Salvador. A chuva começou por volta das 15h e alagou quase todo o Centro. A água impediu a circulação de pedestres e invadiu algumas lojas da região. No bairro Novo Horizonte, a rede de esgoto a céu aberto transbordou e as ruas viraram um rio. Segundo a Prefeitura, apesar da intensidade, não foram registradas ocorrências graves no município.
Em Serrinha, a cerca de 180 km da capital, a chuva foi tão forte que os motoristas tiveram de circular com atenção redobrada pelas ruas alagadas. Em alguns pontos, a força da água formou correntezas, conforme registrado por testemunhas.
Na cidade de Rio Real, a 200 km de Salvador, o vento arrancou as telhas de metal de um supermercado. Moradores filmaram o momento impressionante. O vendaval também provocou estragos no da feira livre do município. Parte da cobertura das barracas foram levadas durante a chuva.
Cidades do interior da Bahia são atingidas por fortes chuvas
Previsão ☁️
A previsão é de que todo o estado continue com muita chuva neste fim de semana. A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve trazer grandes volumes de chuva para a Bahia por pelo menos quatro dias.
A ZCAS se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que normalmente vai do Norte ao Sudeste. O sistema é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva.
LEIA MAIS:
Chuva forte provoca alagamentos e causa prejuízos a moradores de cidades baianas
Salvador tem previsão de pancadas de chuva no fim de semana; veja como fica o tempo em outras cidades da Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.