Ano Novo: especialistas explicam como manter o equilíbrio entre carreira e saúde emocional em 2025


Segundo o psicólogo, a vida adulta exige uma alta entrega em serviços, mas é preciso ter cautela. Saúde mental/emocional
Divulgação
Com a chegada do ano novo, mais uma vez, os planos para o recomeço vêm à tona. Entre as metas desejadas está a realização profissional e o aumento da renda financeira. No entanto, especialistas explicam que para uma vida plena e satisfatória é fundamental manter o equilíbrio entre carreira e a saúde emocional.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com o psicólogo Marcelo Barreto há seis áreas na vida que precisam ser contempladas: pessoal, recreativa, existencial, material, interpessoal e ocupacional.
“Conheço pessoas que têm muito sucesso em suas dimensões materiais e ocupacionais e negligenciam as demais áreas, sempre achando que, no futuro, poderão dar mais atenção à família, aos amigos e ao lazer”, disse.
Ainda segundo o psicólogo, a vida adulta exige uma alta entrega em serviços, mas é preciso ter cautela. “Manter como estilo de vida, sem prazo definido, uma correria sem fim e visando exclusivamente a carreira, traz sempre prejuízos nas outras dimensões”, alertou.
Para Barreto, o caminho é estabelecer uma rotina com horários determinados para o estudo e para o trabalho, não os extrapolando, além de respeitar horários de alimentação e de sono e praticar esportes e exercícios físicos. “E com certeza colocar em sua agenda os momentos em que vai desfrutar a vida com seus hobbies e atividades que lhe gerem satisfação em viver”, lembrou.
Seguindo a mesma linha de pensamento, o mentor de carreiras, Reginaldo Andrade explica que investir apenas no lado profissional tende a desequilibrar a pessoa, que apesar de acumular dinheiro, pode viver sem prosperidade.
“ Dentro de uma estrutura que você acumula patrimônio e que o foco está na alavancagem puramente financeira, cai-se na possibilidade de você ter uma vida medíocre, mesmo tendo muito dinheiro. Um trecho bíblico diz assim, do que adianta ter o mundo inteiro e perder a sua alma? Alma, diga-se paz”, afirmou Andrade.
Para o especialista, o alinhamento das duas vertentes passa pelo autoconhecimento, seguido de um plano de carreira. “É preciso conhecer sua essência, analisar seu perfil comportamental, para através disso você se entender, enquanto sujeito, dentro do seu propósito, alinhado com o que realmente vai te trazer prosperidade.
Confira dicas para manter o equilíbrio entre carreira e inteligência emocional:
Tenha consciência de si e do meio em que atua, assim o ser empático será mais evidente;
Decida e seja constante após a decisão. Cumpra o que prometeu a si mesmo que iria fazer;
Ande com coragem, verdade e humildade.
Livre-se da mágoa, do rancor e do ressentimento. Guardar energias e vibrações ruins só irá prejudicar você.
Seja grato sem esperar que quem você ajudou também seja, assim nunca se decepcionará com as pessoas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.