Secretaria de Saúde de PE confirma casos da Febre Oropouche em cinco municípios do Agreste e Mata Sul


Casos foram registrados em Garanhuns, Bonito, Catende, Água Preta e Jaqueira. Febre Oropouche é causada pelo mosquito maruim (mosquito-pólvora ou borrachudo)
Reprodução/SES
A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou nesta quarta-feira (7), novos casos da Febre Oropouche em cinco cidades do interior do estado. Os casos foram registrados em Bonito e Garanhuns no Agreste, e Água Preta, Catende e Jaqueira, na Mata Sul.
O boletim divulgado mostra que o estado possui, atualmente, 118 casos confirmados da Febre Oropouche, doença que é causada pelo mosquito maruim (mosquito-pólvora ou borrachudo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru e região no WhatsApp
O que é Febre Oropouche e quais são os sintomas?
Saiba como se prevenir da Febre do Oropouche
A Febre Oropouche é uma virose transmitida principalmente por mosquitos que, depois de picarem uma pessoa ou animal infectado, mantêm o vírus em seu sangue por alguns dias e, posteriormente, podem passar o vírus ao picarem outra pessoa saudável.
Ela apresenta sintomas parecidos com os provocados pela dengue e pela chikungunya, incluindo dores de cabeça, muscular, nas articulações, além de náusea e diarreia. Os sintomas semelhantes podem complicar a identificação da doença.
Como a virose é transmitida?
Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem dois ciclos de transmissão:
Ciclo Silvestre: no qual os animais, como bichos-preguiça e macacos, são os portadores do vírus. Alguns tipos de mosquitos, como o Coquilletti diavenezuelensis e o Aedes serratus, também podem ser portadores do vírus. Mas o inseto Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é considerado o principal transmissor nesse ciclo.
Ciclo Urbano: neste cenário, os humanos são os principais portadores do vírus. Além do mosquito comum, como o maruim, a muriçoca ou pernilongo (Culex quinquefasciatus) também pode transmitir o vírus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.