Odontólogo, historiador e pesquisador foi um dos fundadores da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (ACACCIL). Pesquisador Doutor Leite buscou reconhecimento de cidade mais cantada do mundo para Caruaru
Emmanuel Leite/Arquivo Pessoal
Morreu nesta sexta-feira (23) o odontólogo, historiador e pesquisador Emmanuel de Sousa Leite, conhecido como Doutor Leite. Pesquisador cultural, Doutor Leite catalogou mais de 1.200 músicas que citam Caruaru em uma pesquisa que buscou comprovar que a cidade é a mais cantada do mundo. Ele também foi um dos fundadores da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (ACACCIL).
Doutor Leite estava internado em uma UTI nos últimos dias. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Ecomemorial, em Caruaru.
Natural de Campina Grande, na Paraíba, – cidade que rivaliza com Caruaru pelo título de maior festa junina do mundo -, Doutor Leite se mudou para a “Rua Preta” ainda criança e se apaixonou pela Capital do Agreste. Ele começou a pesquisa quando tinha apenas 15 anos, nos anos de 1950, e desde então não parou mais.
“É porque eu sou apaixonado pelas coisas de Caruaru. Eu sou pesquisador das coisas de Caruaru. Isso vai desde a fotografia e músicas a objetos. Tudo eu gosto de pesquisar a respeito de Caruaru”, disse Doutor Leite em uma entrevista ao g1.
Morre aos 82 anos pesquisador Doutor Emmanuel de Sousa Leite, de Caruaru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.