Em Caruaru, vítimas de acidente com moto representam quase 76% de atendimentos no Hospital Regional do Agreste. Especialista dá dicas de direção defensiva para evitar acidentes com motocicletas.
O número de acidentes com motos tem crescido sem parar ao longo dos últimos anos no interior de Pernambuco, o que vem ocasionando um aumento na quantidade de atendimentos no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.
Somente em 2023, mais de 3 mil pessoas deram entrada na emergência da unidade de saúde após acidentes com veículos de duas rodas. O número representa quase 76% dos atendimentos realizados no HRA no último ano. A unidade recebe pacientes de todas as regiões do estado.
Cresce o número de acidentes com motociclistas no interior do estado.
Divulgação / HRA
a
Do total de 3.852 pessoas acometidas por acidentes de trânsito, 3.095 estavam em motocicletas. O número representa 75,7% das vítimas, o que acende um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados ao conduzir veículos de duas rodas.
Mais de 80% das vítimas são homens, que, em 54,5% das situações, tinham idade entre 20 e 39 anos. Em 49,5% dos casos, as vítimas sofreram queda e 48,5% dos acidentes ocorreram aos sábados e domingos. Os números são vistos com preocupação pela diretoria do hospital.
“Nós vemos com preocupação a discrepância do número entre vítimas de motocicletas e os demais meios de locomoção, isso porque esse tipo de vítima, por estar menos protegida, demanda mais cuidado, mais tempo de recuperação e de afastamento do trabalho”, disse a diretora-geral do HRA, Guacyra Pires.
HRA realizará mutirão de cirurgias ortopédicas
Hospital Regional do Agreste/Reprodução
Segundo o Especialista em Trânsito, Rômulo Tadeu, é comum os brasileiros utilizarem as motocicletas como meio de transporte do dia a dia, pois elas possuem um baixo custo, se comparado aos demais veículos. Ele explica também que houve um crescimento de motocicletas durante e após a pandemia, por causa dos serviços de delivery. Outros fatores também podem ter contribuído para o crescimento do número de acidentes.
“A realidade de muitas cidades brasileiras, inclusive de Caruaru, é a ausência de habilitação para conduzir esse tipo de transporte. A falta de conhecimento sobre os conceitos básicos de direção defensiva contribuem para esses números”, disse.
Tendo em vista está realidade, o especialista ainda passou algumas orientações sobre a condução das motocicletas para evitar que acidentes possam acontecer, seja em rodovias federais ou estaduais, ou dentro do perímetro urbano das cidades do interior. (Veja vídeo acima)
Por que o número de acidentes com motos só aumenta no interior de Pernambuco?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.