Inmet amplia alerta vermelho de grande perigo para 15 estados e o DF e o estende até sexta (17). VÍDEO: especialista dá dicas para combater o calor em casa durante o verão
Com as temperaturas mais altas antes mesmo da chegada oficial do verão, o conforto térmico vira preocupação para os moradores que ficam em casa, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Mesmo quem não tem ar condicionado, pode adotar medidas para ter um imóvel mais fresco e arejado. (Veja vídeo)
Segundo o professor e biólogo, Alexandre Nunes, algumas medidas simples podem auxiliar no dia a dia, diminuindo o calor, sem ter custo alto, utilizando apenas itens que já fazem parte da decoração das casas e apartamentos.
“Deixar portas e janelas abertas com segurança, principalmente no período da noite, pintar a casa com cores claras, utilizar plantas dentro de casa, ajudam a diminuir o calor”, disse.
O biólogo dá outras dicas para arejar os demais ambientes da casa como o quarto. Além do ventilador, para as pessoas que não possuem ar-condicionado em casa, é possível utilizar outros itens domésticos para deixar o ambiente arejado. (Veja mais no vídeo acima)
Calorão no Brasil
Onda de calor deve durar até sexta-feira (17)
Reprodução/EPTV
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil deve aumentar também as temperaturas, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Até a próxima sexta-feira (17), a cidade deve registrar 34ºC com sensação térmica de 36ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, na segunda-feira (13), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estendeu o aviso até sexta-feira (17).
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Especialista dá dicas de como deixar a casa mais arejada e fresca no verão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.