Após chuvas intensas, Prefeitura de Uberaba decreta situação de emergência e visa agilizar reparos na cidade


Decreto é válido por 180 dias. No fim de semana, houve alagamentos, árvores caíram, muros cederam e teve falta de energia em diversos pontos da cidade. Dois dias de chuva intensa causam diversos transtornos em Uberaba; veja estragos
A Prefeitura declarou situação de emergência em Uberaba em razão das chuvas intensas registradas nos últimos dias. O decreto foi publicado no Porta-Voz, jornal oficial do município, edição desta segunda-feira (28), e é válido por 180 dias.
Com o decreto, o Município poderá adotar medidas para minimizar os impactos já causados e prevenir futuros incidentes, incluindo a aquisição de bens essenciais, contratações emergenciais e a obtenção de recursos federais e estaduais.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Pouco antes da publicação do decreto, a prefeita Elisa Araújo reuniu-se com vereadores, o secretário e o adjunto de Governo, Beethoven de Oliveira e Diógenes Alves de Sene, e a assessora de Assuntos Regionais, Renata Lúcio, para apresentar um panorama dos estragos e solicitar o apoio do Legislativo no acolhimento às pessoas afetadas.
“Nós vamos trabalhar juntos para amparar cada cidadão, cada uberabense que sofreu prejuízos com as chuvas. Os cuidados com a cidade também serão executados em parceria, por todos nós. Com o decreto publicado hoje, o Município adota providências rápidas diante desse temporal que nos afetou de maneira única nos últimos tempos, e estamos aqui unidos para enfrentar mais esse desafio”, afirmou a prefeita Elisa Araújo, que destacou aos vereadores que o atendimento à população deve ser feito por meio do canal da Defesa Civil, pelo telefone 199.
Chuva supera média esperada para todo o mês
A forte chuva em Uberaba no fim de semana causou estragos em diversos pontos da cidade. Ao todo, foram 85 milímetros de chuva no sábado (26) e mais 95 milímetros no domingo. Segundo a climatologista Alcione Wagner, o acumulado foi maior que o esperado para todo o mês.
“A média climatológica de chuva acumulada para Uberaba em outubro é de 130 mm, de acordo com Inmet. Uberaba acumulou 180 mm em um único final de semana.”
Semana segue chuvosa e com previsão de nova frente fria na região
Estragos
Além das ruas e avenidas que se tornaram “rios”, carros foram arrastados, muros derrubados e pedaços de asfalto arrancados, como aconteceu na Avenida Padre Eddie Bernardes. A ponte que liga o Jardim Uberaba ao Alfredo Freire foi totalmente comprometida.
No sábado, a tempestade deixou casas, supermercados e shopping alagados. No domingo, a chuva causou a queda de parte do muro do Cemitério São João Batista (veja o vídeo abaixo).
Houve também a queda de parte de muro de condomínio entre os bairros Umuarama e Pontal. Em outros pontos do município, veículos foram arrastados e árvores caíram.
O Corpo de Bombeiros cortou 11 cortes de árvores de grande porte, sendo uma delas na rotatória das Avenidas Santa Beatriz e Santos Dumont; atendeu cinco ocorrências de pessoas ilhadas em veículos e atendeu um desabamento de muro no Bairro Jardim Maracanã. Não houve registro de feridos.
Parte do muro de cemitério desaba durante temporal em Uberaba
Falta de energia também foi registrada em alguns bairros e afetou parcialmente o funcionamento de terminais e algumas estações do transporte coletivo.
Por falta de energia, a sede Secretaria Municipal de Saúde (SMS) suspendeu os atendimentos na manhã de segunda-feira (28), inclusive, por telefone.
Em nota, a Cemig informou “que está atuando com reforço de suas equipes em Uberaba para o restabelecimento de energia aos clientes do município, no menor tempo possível”.
“A Cemig ressalta que o fornecimento de energia para as seções eleitorais e locais de transmissão do voto não foi afetado pelas chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Somente no final da tarde e início da noite deste domingo, foram registradas de mais de 464 descargas atmosféricas em Uberaba”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) informou que a forte chuva também afetou a sede do Conselho Tutelar. Por isso, o atendimento presencial na Rua São Mateus, 675, Bairro Vila São Vicente, está temporariamente suspenso na segunda e terça-feira (29) para manutenção.
A Seds reforçou que os atendimentos de urgência e emergência continuarão funcionando através dos telefones do plantão de cada Conselho.
Chuva volta a alagar Uberaba pelo segundo dia seguido
Avaliação dos danos
De acordo com a Prefeitura, a prefeita reeleita Elisa Araújo (PSD) percorreu vários pontos da cidade, acompanhada dos secretários da Sesurb, Antônio de Sousa Filho, e da Defesa Social, Roberto Benigno da Silva, e pelo presidente da Codau, Rui Ramos, além de técnicos das Pastas e a Defesa Civil, para avaliar danos e planejar os reparos necessários.
“As ações sociais estão sendo executadas no âmbito das atividades da equipe do Grupo de Resposta a Desastres (GREDE), que agiu logo nas primeiras horas, ainda sob a forte chuva. Vale ressaltar que as medidas preventivas e a pronta resposta das equipes da Prefeitura de Uberaba nas ocorrências evitaram maiores prejuízos e danos, visto que a chuva afetou vários pontos da cidade de forma diferente”.
Chuva deixa avenida alagada em Uberaba
Reprodução/Redes sociais
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.