A Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) divulgou, na sexta-feira (25), que o rádio em Santa Catarina faz parte da maioria dos habitantes: oito em cada dez consomem o veículo, alcançando 76% de cobertura no estado. Os números fazem parte da pesquisa ‘Força do Meio Rádio’, realizada pela entidade pelo Instituto IRP.
Segundo o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, “a pesquisa é importante para que a sociedade, cada vez mais, reconheça o rádio como um veículo fundamental de comunicação”.
“Os números mostram que o rádio está mais relevante do que nunca. Isso desmistifica a tese que o rádio vem perdendo espaço. Muito pelo contrário, vem ganhando espaço, vem crescendo, mantendo a sua credibilidade, que é um papel e um pilar fundamental na sua essência. Valorizando a relação direta que o rádio consegue construir entre o ouvinte, o anunciante e a sociedade”, completou.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Reality de Pesquisas – IRP/ Acaert em todas as regiões do estado. O corpo de amostra englobou catarinenses acima de 15 anos, de área urbana e municípios pequenos, médios e grandes, com 1.500 pessoas.
“Junto a elas, nós buscamos saber qual era o hábito de consumo do meio rádio em todas as plataformas em que o rádio está disponível hoje”, explicou Domício Torres, diretor do IRP.
“E essa é a realidade. O rádio realmente é um meio que soube se manter diante da modernidade. Ou seja, tudo que houve de modernidade tecnológica, ele soube agregar, está presente”, completou.
Mai dados sobre o consumo de rádio em Santa Catarina
- Oito em cada dez ouvintes ouvem rádio em SC;
- Catarinenses ouvem em média de 7 a 8 horas de rádio por dia;
- Em 14 dias, o meio rádio alcança 76% da população catarinense;
- Mais de 40% da população lembram de ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias;
- O Prime Time do rádio em Santa Catarina vai das 08h até às 19h. São mais de 10h com mais de 1 milhão de ouvintes por minuto no Estado. Com picos de quase 2 milhões de ouvintes por minuto ao longo da manhã!
- Sete a cada dez catarinenses consideram o rádio companheiro, prático e divertido;
- 14% dos ouvintes de rádio são da Geração Z, entre 15 e 24 anos;
- 66% têm entre 25 e 59 anos. 19% têm 60 anos ou mais- 64% confiam nos comerciais que ouvem no rádio;
- 65% consideram o locutor da rádio um influenciador;
- 59,60% confiam no rádio.