Cantor não era cotado para o festival desde 2013, ano em que fez o discurso no palco da festa. Decisão foi confirmada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco. Ortinho foi removido da programação do FIG 2023
Isabela Martini / Divulgação
Na última quinta-feira (13), a Secretaria de Cultura de Pernambuco decidiu remover o cantor e compositor Ortinho da programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em 2023. A decisão foi tomada após uma polêmica nas redes sociais lembrando um discurso de apologia ao estupro feito pelo cantor no palco do festival em 2013.
LEIA TAMBÉM:
Confira a programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns em 2023
Desde o ano em que ocorreu o discurso, Ortinho havia sido “banido” da festa. Este ano, ele se habilitou na Convocatória Nacional do FIG 2023, atendeu todos os critérios estabelecidos e obteve uma boa pontuação. No entanto, após ser anunciado como uma das atrações do palco Zé da Macuca, a Secretaria de Cultura decidiu voltar atrás da decisão e não permitir que o artista volte ao festival este ano.
“Após ter seu nome incluído na grade, e em virtude de questionamentos que surgiram, a curadoria do festival optou pela substituição do artista por uma atração que possui identidade musical semelhante com a proposta estabelecida para o dia que o artista se apresentaria”, explicou a secretaria em nota.
Ortinho se apresentaria no dia 29 de julho, às 21h30. Quem substitui o artista é a banda Sangue de Barro, no mesmo dia e horário previstos na programação.
A assessoria do cantor Ortinho foi procurada pelo g1, mas até a publicação desta matéria não se pronunciou sobre o assunto.
Ortinho é removido da programação do FIG 2023 após polêmica nas redes sociais lembrando discurso de apologia ao estupro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.